Bio Caldo - Quit Alimentos

Asprecon fará pressão pela qualidade e transparência nas prestadoras de serviços

Má reputação do setor é causada por empresas que se infiltram no mercado e acabam sendo contratadas pelos condomínios 

Brasília, 24 de abril de 2015 - A Associação das Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do DF e Entorno (Asprecon-DF) dará critérios aos condomínios e empresas privadas que pretendem contratar serviços terceirizados de asseio, conservação e portaria. Para o diretor da associação, Alexandre Hoff, a falta de critério por parte das contratantes é um dos fatores que mais deturpam a reputação do setor. 

Ainda segundo Hoff, existem prestadoras de serviços com anos de mercado no DF, que além de não serem reconhecidas por suas práticas responsáveis são, inevitavelmente, comparadas às inidôneas (empresas que se infiltram no mercado devido aos preços baixos e não cumprem as obrigações trabalhistas corretamente). "Avaliamos que 20% das empresas do ramo se encontram irregulares, e estão em falta, com os salários e benefícios dos seus colaboradores", diz. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), países em desenvolvimento que investiram em trabalho e melhoria nas condições de emprego amorteceram a crise financeira de 2008 e tiveram maior crescimento econômico. A exemplo da OIT, a Asprecon-DF pretende trabalhar forte na moralização do setor e, também, contribuir com a economia do país de forma positiva. "Queremos resgatar a imagem de empresas que empregam e prestam serviços com elevado índice de qualidade, garantindo segurança e condições de trabalho satisfatórias ao assalariado, sem que ele tenha receio de não receber o seu salário no fim do mês", garante Alexandre Hoff, diretor da Asprecon-DF. 

Para os empresários do setor de serviços para condomínios, a qualificação profissional das equipes é uma das bandeiras do segmento: todos os colaboradores serão submetidos a treinamentos numa escola própria para a formação profissional deles.

Outras propostas a serem implementadas pela associação são os seguros de saúde e vida para os trabalhadores e a unidade odontológica móvel – destinada ao atendimento odontológico de porteiros, zeladores, jardineiros e garagistas, que sejam das empresas associadas à Asprecon-DF. 

A associação – A Asprecon conta hoje com 13 empresas associadas, que juntas somam um total de 16 mil trabalhadores. O objetivo da entidade é elevar este número ao patamar de 50 mil, até o final do ano. “Como associação, temos o dever regimental de eleger o presidente e os demais conselheiros. Atualmente, temos trabalhado bastante e com a participação de todos. Todo início é difícil e o nosso não está sendo diferente, mas com a união de todos e nossa força e capacidade de trabalho, as coisas têm dado muito certo”, conclui Hoff.

A Asprecon convoca todas as empresas de terceirização de mão de obra a solicitarem o seu ingresso na associação, visto que somente as empresas associadas poderão contar com o selo de qualidade e certificação. 


Sobre a Asprecon: Fundada em 14 de novembro de 2014, a Associação das Empresas Prestadoras de Serviço para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal e Entorno (Asprecon) busca a regulamentação dos serviços de locação de mão de obra para o mercado privado do DF e Entorno. Também vem lutando pela melhoria nas condições de mercado para as suas empresas, como na cooperação mútua em treinamento pessoal, central de compras e troca de informações.
Postagem Anterior Próxima Postagem