Bio Caldo - Quit Alimentos

Como proteger a sua família de choques elétricos?

 


Os choques elétricos, dependendo da intensidade e do tempo em que a pessoa fica exposta, podem ter efeitos bastante nocivos à saúde, que vão desde contrações musculares até paradas respiratória e cardíaca com risco de morte.

Uma pessoa com 60 kg que fique exposta a choque elétrico por mais de dois segundos, poderá ter uma parada cardiorrespiratória. Numa criança, essa possibilidade se multiplica.

No dia a dia, estamos constantemente expostos a riscos de choques elétricos em casa, no trabalho, na academia, no supermercado e em todos os locais nos quais a energia elétrica esteja presente. 

Para levar um choque, não é preciso entrar em contato direto com a tensão elétrica, colocando o dedo na tomada, por exemplo. A estrutura metálica da geladeira de casa ou do supermercado é um condutor que, se estiver com baixa isolação, poderá emitir descargas elétricas. O mesmo acontece com o chuveiro, a torradeira, o secador de cabelos, o bebedouro, etc. 

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Abracopel, em 2013, foram registrados 1.015 acidentes envolvendo eletricidade, sendo 592 deles, fatais. 

Isso porque, no Brasil, apesar de existir uma lei que determina o uso de dispositivos de proteção para esse tipo de instalação, eles raramente são utilizados, principalmente nos edifícios comerciais.

Esses dispositivos de proteção, chamados Disjuntor DR, são a maneira mais eficaz de proteção de pessoas e de animais contra choques elétricos e o único meio de proteção contra contatos diretos e indiretos com a tensão elétrica.

O DR detecta a existência de fuga de corrente em um circuito, desligando-o quando o valor da corrente diferencial ultrapassa determinado parâmetro. 

Se o seu quadro de energia elétrica possui este dispositivo, você precisa se certificar de que ele está em perfeito funcionamento. É preciso testá-lo anualmente.

Até recentemente, Brasília não contava com esse tipo de serviço, oferecido, agora, pela IPT consultoria, empresa especializada em manutenção preditiva predial.

Segundo Marco Oliveira, a IPT está constantemente buscando novas tecnologias para garantir a segurança elétrica de seus clientes. “Os testes periódicos em DR são obrigatórios por lei e exigidos por seguradoras em países da Europa e América do Norte. Estamos trabalhando para trazer essa cultura de segurança elétrica para o Brasil.”



IPT consultoria

www.iptconsultoria.com

saciptconsultoria@gmail.com

Conheça nossos outros serviços:

- Termográfica Elétrica e

- Detecção de Vazamento de Gás.


Postagem Anterior Próxima Postagem