Bio Caldo - Quit Alimentos

Financiar um imóvel ou morar de aluguel?

Decisão envolve mais que aspectos exclusivamente financeiros e deve levar em conta as prioridades da família

A decisão entre comprar um imóvel ou morar de aluguel é muito particular. Não existe fórmula pronta para decidir como é melhor aplicar o dinheiro da família. Muitas pessoas investem na compra da casa própria, sonho da grande parcela da população brasileira, porque querem ter “um cantinho” só seu para morar, trazer tranquilidade à família e se ver livre do aluguel. Outras preferem alugar um imóvel e fazer uma poupança. Cada família tem um sonho, um objetivo a alcançar.

Para alguns, o dinheiro que será empregado no aluguel pode ser aplicado na prestação da casa própria, ao invés de ser destinado a um imóvel que não é deles, visto que há situações em que o valor da prestação equivale ao do aluguel.

Do ponto de vista exclusivamente financeiro, no entanto, nem sempre a compra do imóvel financiado é sinônima de um bom negócio. “Especialistas apontam que morar de aluguel e fazer uma poupança pode ser algumas vezes, mais rentável do que o financiamento ou adquirir a casa com pagamento à vista, mas trata-se de uma decisão pessoal, afirma João Carlos Jimenez, dirigente da administradora e imobiliária Org.

Embora, a questão financeira seja primordial para a tomada da decisão, comprar a casa própria envolve também a questão social, nem sempre pautada no bolso. Para algumas pessoas, a segurança e estabilidade de morar na casa própria é o fator mais importante, mesmo que seja necessário recorrer a um longo financiamento.

“Se a pessoa não tem o dinheiro para a compra do imóvel à vista e parte para o financiamento em até trinta anos ou mais, ao final paga muito mais do que o valor de compra do bem, por isso é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão, quando o assunto é dinheiro”, esclarece a Org.

Fonte: ImovelWeb
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem