Bio Caldo - Quit Alimentos

5 dúvidas frequentes sobre instalação de sistema fotovoltaicos em condomínios residenciais



 Com a, finalmente, percepção que precisamos usufruir dos recursos energéticos naturais de maneira responsável, surgem dúvidas a respeito de instalações nas mais variadas situações.

Resultado de imagem para painel fotovoltaico em predio



Confira agora 5 perguntas que frequentemente permeiam a cabeça do consumidor.

Vem com a gente!



Posso instalar um Sistema Solar Fotovoltaico na sacada do meu apartamento?

Sim, você pode! Possuindo uma determinada área disponível, é possível utilizar um sistema de fixação do tipo usina, em formato de triângulo. O grande problema é o sombreamento que pode ser causado na sacada. É muito provável que ocorra o sombreamento por parte do prédio e da mureta da sacada. 

O ideal é que você possua uma área totalmente livre de sombras, mas é válido lembrar que mesmo com períodos de sombreamento a produção de energia elétrica por meio da energia solar ocorre (porém durante um período de tempo menor, ou seja, menos horas durante o dia).


Os painéis solares podem ser fixados na parede do meu prédio?  

Sim, o painel solar (módulos fotovoltaicos) podem ser instalados na parede de um prédio. Esse tipo de fixação é mais comum na Europa, pois a janela solar do continente Europeu é menor do que no Brasil.

Aqui, durante o ano todo, o sol fica mais alto do que na Europa, fazendo com que a melhor opção seja a instalação das placas solares no telhado.

Isso significa que um arranjo fotovoltaico (conjunto de painéis solares) instalado na parede não capta tanto quanto um arranjo instalado em um telhado. Entretanto, é possível sim fazer a instalação dos painéis solares nas paredes de um prédio. A grande sacada é avaliar se esse tipo de configuração é capaz de gerar a energia necessária para você.


Moro em uma cobertura. É possível a instalação um sistema de energia solar para apartamento?
Sim, também é possível instalar um sistema em uma cobertura de um prédio. Isso porque uma cobertura geralmente possui disponível uma área de telhado/laje, onde pode ser instalado o sistema de energia solar.

Moro em um condomínio de prédios, no térreo. Posso instalar o sistema no quintal?

Sim! O Sistema Fotovoltaico será instalado utilizando uma fixação para solo ou para laje. 

Se eu instalar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica no meu prédio, a energia será usada pelas áreas comuns somente ou ela pode ser utilizada pelos apartamentos?

Até a última versão da Resolução 482 da ANEEL, de Abril de 2012,  não era possível fazer esse tipo de rateio. Entretanto, com a chegada da Resolução 687, de Novembro de 2015, ficou possível realizar esse tipo de rateio.
Para esse tipo de geração de energia, a unidade consumidora do edifício/condomínio é uma, e a energia gerada (excedente) pode ser injetada em qualquer quadro geral e ser rateada entre os condôminos, com os créditos energéticos sendo divididos em frações definidas para cada um, um grupo ou todos moradores.

Para melhor esclarecimento, procure um engenheiro especializado.

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre nós em:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem