Bio Caldo - Quit Alimentos

Todos sonham em ser um líder, mas o que faz essa luz brilhar em uns e não em outros?

Todos sonham em ser um líder, mas o que faz essa luz brilhar em uns e não em outros?



Na escola, quando criança ainda, sonhamos em ser a pessoa influenciadora de comportamento, aquela a que todos seguem.

Na idade adulta, apenas somamos à essa expectativa em relação aos amigos com o ambiente de trabalho.

Queremos envolver, sermos reconhecidos, lembrados, referência em nossa profissão.

Buscamos gerar autoridade sobre nós em relação ao nosso desempenho, mas nem todos alcançam esse patamar e qual a causa?

Digo a vocês: é a capacidade de transformar experiências vividas, informações, observações em conhecimento.

Sim, conhecimento é a chave da liderança.

Vou usar um exemplo prático. Um garoto, vamos chamá-lo de “Ronaldinho” (como tantos que há pelos bairros do Brasil), inicia sua carreira no campinho do bairro.

Lá, aprende pela experiência vivida o momento de chutar forte ou fraco, as dimensões do campo, o tamanho do gol, o peso da bola, que uma canelada dói muito.

Recebe informações: os gritos dos amigos pedindo que passe a bola, o treinador explicando qual a melhor maneira de agir em determinado momento.

observa reações de outrosatitudes e ações dos parceiros do time e dos rivais.

Quanto mais pratica e está exposto a estes dados ( vivência, informação e observação), mais rápido consegue reagir instintivamente, isso é gerar conhecimento.

Portanto, conhecimento é algo que desenvolvemos em nós, não podemos compartilhar. Transformamos nossas vivências, informações e observações em dados e transmitimos ao próximo.
Mas, para ser um líder, não podemos apenas nos ater as nossas percepções do mundo ( esse é o primeiro passo), é preciso saber como, quando, onde, por que e para quem  compartilhar.

E o líder sabe, pois gerou conhecimento suficiente para fazer isso instintivamente.

E sabe também que precisa de seguidores, de pessoas que o apoiem, que estão ao seu lado sempre e como conseguir esses apoiadores?

Abaixo, faço uma compilação de 11 pontos cruciais para que você atraia seguidores, publicado primeiramente por Chiavenato ( copiado por muitos) e que serve de base para esse texto em particular.


1 – Transmite segurança para a equipe.

As pessoas admiram uma postura de segurança e buscam se aproximar de pessoas que transmitem essa sensação. Querem estar perto, pois segurança tem relação come estabilidade e buscamos isso desde o início de nossa evolução genética.


2 – Fazer acontecer.

Todos buscamos alinhar com pessoas proativas. Pessoas com tendências reativas ( aquelas que esperam acontecer para somente depois tomar uma decisão) não são bem percebidas pelos outros. Um líder, por seu conhecimento, sabe instintivamente o que irá acontecer e toma providências a respeito, delegando funções e fazendo acontecer.


3 – Comunicar expectativas.

Líderes comunicam o que esperam das pessoas. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.


4 – Desafiar a equipe a pensar.

O líder sabe das  características de cada um ou do grupo, sua preferencias e interesses e usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.


5 – Ser responsável com a equipe.

Líderes de sucesso entendem que o resultado positivo está diretamente ligado a sua atitude, por isso se mostra atencioso com cada parte do processo ou subgrupos que lidera e seus resultados.


6 – Dar exemplo.

Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho aos que querem aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência.


7 – Recompensar bom desempenho.

O líder sabe reconhecer esforços. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os funcionários.


8 – Fornecer feedback.

Os seguidores querem saber se estão atendendo as expectativas ou não. Prestar atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a importância dos membros do grupo, criando um relacionamento de confiança mútua.


9 – Aproveitar talentos da equipe.

Conhecer o talento de cada um do grupo é o primeiro passo e saber como usá-lo é onde o conhecimento entra em ação. Especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada pessoa de acordo com situações específicas.


10 – Resolver problemas.

O conhecimento delega ao líder a capacidade de olhar um problema sem se envolver emocionalmente e apontar a solução.



11 – Ser bom professor.

O líder nunca para de transmitir dados e estimular o grupo a desenvolver conhecimento! Deixar seus funcionários bem informados é uma prática habitual de extremo valor.

O vídeo abaixo, apresenta a forma como o primeiro seguidor influencia no grupo:



Veja também!

Como aplicar a análise de SWOT  em sua carreira:

Saiba mais sobre nós em:


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem