Bio Caldo - Quit Alimentos

Secretária Alyane Ribeiro é trabalho pra cuidar das pessoas na área da saúde, combatendo a Covid-19 e melhorando o atendimento em Valparaíso

No último ano, Alyane se destacou com seu espírito de líder e jeito carismático. Uma das grandes metas quando Pábio Mossoró foi eleito prefeito de Valparaíso em 2017 era fazer da saúde o carro chefe do seu governo. A estruturação do setor de saúde pública no município foi evidente nos quatro anos do seu 1º mandato




A secretária responsável pela pasta, Alyane Ribeiro, vem se destacando durante sua gestão a frente da saúde. Ela sempre afirma para seus pares que: "sou técnica e não política, desempenho meu trabalho com firmeza e sensatez", comenta.

Com ações conjuntas e ampla participação das suas diretorias, equipes de postos e unidades de saúde e com o braço forte de seu líder, o prefeito reeleito Pábio Mossoró (MDB) a meta tem se consolidado e vem dando certo.

"Avalio que foi positivo, eu junto de toda equipe de profissionais da saúde, equipe muito unida e aguerrida, principalmente no enfrentamento da Covid-19. Os maiores avanços que tivemos em 2020 foi o fortalecimento das Unidades de Saúde 24h, CAIS, UPA e HMV, aquisição de equipamentos médicos hospitalares com tecnologia avançada para controle e prevenção de doenças e adquirimos 03 ambulâncias novas esse ano para remoção dos pacientes de casos graves", avalia a titular da pasta Ribeiro.

Alyane é bacharel em Relações Internacionais com pós-graduação em Gestão Hospitalar. A secretaria já trabalhou na Câmara Legislativa do DF e na Subsecretaria Reginal de Educação de Novo Gama-GO.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade realizaram nos quatro anos de gestão mais de 100 mil atendimentos em diversas especialidades. "O mais importante de enfatizar é o apoio de todos os servidores para a saúde dar certo como vem dando", analisa.

"Ao assumir sua primeira gestão como prefeito, Pábio encontrou todas as unidades de saúde do município sucateadas e em situação física precária. Agora, no quarto ano de mandato, mais de 20 já foram reformadas", comenta Alyane.
"Nosso trabalho foi de reabrir e reformar mais de 20 unidades de saúde, transformando-os em modernas UBSs e construímos mais três unidades para tratamento da COVID em setores estratégicos. A administração reformou e modernizou o CAIS, a UPA do Marajó e o Hospital Municipal. Estamos no caminho certo", comentou o prefeito reeleito Pábio.

Conquistas da Gestão 2017-2020 na área da Saúde com o Prefeito Pábio Mossoró e a Secretaria Alyane Ribeiro:
- Audiências Públicas no exercício da gestão municipal em saúde, o que tornou a Prestação de Contas sendo praticada com transparência e com responsabilidade administrativa.
- Mais de 25 unidades de saúde revitalizadas
- Ampliação das especialidades médicas no município
- Recuperação da frota de veículos;
- Firmação do Convênio de Cirurgias de Cataratas;
- Implantação do Prontuário Eletrônico com Internet em todas as Unidades de Saúde;
- Credenciamento de serviços técnicos em saúde: técnicos de enfermagem, técnicos de laboratórios e de raio x, enfermeiros e médicos clínicos e especialistas.
- Ações de Prevenção da Saúde da Mulher;
- Compra de moveis e equipamentos para as unidades que foram reformadas, através de emendas parlamentares;
- Aquisição de materiais e equipamentos
- Adquisição de 140 computadores novos. O Prontuário Eletrônico esta em funcionamento com Internet nas Unidades de Atenção Básica;
- Implantação do Sistema Hórus pela Farmácia Central para controle de entradas e saídas dos remédios e medicamentos dispensados na rede municipal por meio de receitas.
- Aquisição de duas ambulâncias avançadas para o SAMU.

O ano de 2020 iniciou-se com o Enfretamento à COVID 19, assim como:
 
Foi criado o Plano de Contingência para enfrentamento da COVID 19, a avaliação de risco epidemiológico e o Boletim Epidemiológico;
 
- Aquisição de EPIS: Equipamentos de Proteção Individual para segurança no trabalho dos servidores da saúde;
 
- Aquisição de equipamentos para as três unidades de saúde 24hs,
sendo: 02 Monitores, 01 Capnógrafo, 02 Bombas de Infusão, 01 Aspirador, 01 Kit Laringoscópico, 01 foco de luz e 12 Poltronas Hospitalares para a unidade 24hs UPA. Sendo: 04 ventiladores mecânicos, 04 Monitores, 04 Capnógrafos, 08 bombas de Infusão, 04 Aspiradores, 01 gasômetro e 01 foco de luz, para a unidade 24hs HMV e sendo: 01 ventilador mecânico, 01 Monitor, 01 Capnógrafo, 02 Bombas de Infusão, 01 Aspirador, 03 camas hospitalares, 08 suportes de soro e 03 poltronas hospitalares, para a unidade 24hs CAIS.

- Aquisição de 06 respiradores de transporte

- Aquisição de 03 Raio X Digitais
 
- Continuidade do Programa de Cirurgias de Cataratas no município de Valparaíso de Goiás com recurso do SUS;
 
- Início da Construção da Sede do CIAM em andamento;
 
- Aquisição de novos equipamentos para as unidades CAIS II, UPA, HMV e SAMU;
 
- Abertura e Implantação do PROGRAMA SAÚDE NA HORA na UBS Céu AZUL; ESF Ypiranga
 
- Revitalização da ESF Jardim dos Florais;
 
- Ala Especial de tratamento à COVID 19 no HMV, com 04 leitos de Semi-UTI;
 
- Em cumprimento ao TAC firmado entre o MP e gestores foi implantado o Sistema Hórus pela Farmácia Central para controle de entradas e saídas dos remédios e medicamentos dispensados na rede municipal por meio de receituários;
 
- Aquisição de 05 cadeiras odontológicas para as unidades da Atenção Básica
 
- No enfrentamento da COVID 19 foram adquiridos novos equipamentos médicos hospitalares, insumos, medicamentos, epi's, materiais de consumo, materiais permanentes novos.
 
- Revitalização da ESF São Bernardo, ESF Vila Guaira Velha, ESF Valparaíso II

- a Ala Especial de tratamento à COVID 19 no HMV, com 04 leitos de semi-uti.

- BOX DE EMERGENCIA na unidade 24hs CAIS com 01(um) consultório, 04 (quatro) leitos e 01 (uma) sala de isolamento.
 
- Aquisição de Bens Permanentes para o enfrentamento do COVID-19;

- Abertura de 03 Centros de Atendimento a Covid 19

- Aquisição de 03 Ambulâncias (duas para o SAMU) uma para pacientes eletivos

- Revitalização da UBS Santa Rita

- Em andamento a Revitalização da ESF Etapa D e Estratégia de Atendimento a tratamento de Diabetes no Valparaíso II

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem