Bio Caldo - Quit Alimentos

Jasmine Alimentos firma parceria com Eureciclo

 

Créditos: Jasmine Alimentos

Logística reversa, reciclagem e selo de sustentabilidade nas embalagens fazem parte do compromisso adotado pela empresa em prol do Meio Ambiente

 

Cada vez mais, empresas do mundo todo têm se preocupado com a sustentabilidade. Discussões sobre a importância da logística reversa, uso consciente de recursos naturais e selos de sustentabilidade são reforçadas em junho, considerado mês do Meio Ambiente. Um dos pontos mais estratégicos desse debate é a geração e o descarte adequado de resíduos das indústrias, que têm aumentado os investimentos para fazer a destinação correta desses materiais e ajudar na conservação da natureza. Um dos exemplos é a Jasmine Alimentos, líder de diversos segmentos do mercado de alimentação saudável, que acaba de firmar uma parceria com a Eureciclo - empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens e fornece o selo de comprovação.

A parceria consiste em conectar a indústria do Paraná com recicladores e promover a destinação das embalagens com responsabilidade social, por meio de compensação ambiental. Entre as ações previstas está a logística reversa, com rastreamento, informação exata de resíduos que estão sendo reciclados e em quais cooperativas, para que se tenha um controle ainda maior dos processos. O objetivo é reciclar mais de 350 toneladas de embalagens, ainda em 2021.

De acordo com a gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Jasmine Alimentos, Sandra Mara Serena, é preciso rever as atitudes individuais e as indústrias têm um papel preponderante nessa mudança de paradigmas. “Independente de qual processo a empresa adotará, atualmente, não existe empresa séria que não discuta o assunto e que tenha ações efetivas de sustentabilidade. No nosso caso, a responsabilidade compartilhada também é ponto-chave no processo”, afirma. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, caso os padrões atuais não sejam alterados, a quantidade de lixo sem destinação correta no mundo crescerá 70% até 2050. Por esse motivo, Sandra reforça a importância do debate amplo sobre sustentabilidade e conservação da natureza, com a implementação de ações eficientes. “Nós buscamos continuamente nos adequar aos pilares da sustentabilidade, avaliando e controlando todos os seus aspectos e impactos ambientais gerados na cadeia produtiva. Além disso, temos uma equipe técnica multidisciplinar e profissionais altamente qualificados e capacitados, que buscam sempre atender aos requisitos legais aplicáveis, bem como inovar em suas ações”, ressalta. 

Ações sustentáveis da empresa

A Jasmine Alimentos é signatária e associada ao Instituto Paranaense de Reciclagem (INPAR) e ao Eu Reciclo, onde, juntamente com outras empresas do setor, realiza a implementação do Plano de Logística Reversa de embalagens após o consumo. Além disso, todo resíduo sólido gerado nas diversas etapas do processo produtivo da indústria de alimentos saudáveis localizada em Campina Grande do Sul (PR) são segregados, armazenados, transportados, destinados e monitorados - respeitando todas as normas e leis pertinentes. “Buscando uma gestão de resíduos denominada 'aterro zero', implementamos projetos para homologar fornecedores capacitados e licenciados para a reciclagem e destinação correta dos materiais”, destaca Sandra. Além disso, processos de blindagem e co-processamento são utilizados para controlar rejeitos contaminados, com o objetivo de evitar o descarte em aterros.

Já os efluentes líquidos gerados são encaminhados para uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais, onde são devidamente tratados. A Jasmine utiliza, também, equipamentos alimentados por gás natural e realiza o monitoramento dos parâmetros de emissões atmosféricas por laboratório credenciado.

Pelo fato de integrar o grupo multinacional Nutrition et Santé, a empresa segue a gestão estratégica internacional para a neutralização de Carbono. Dentre as metas gerais, está reduzir a emissão de CO2 em 30% até 2030. E, ainda, a Jasmine conta com o desenvolvimento de projetos no âmbito do consumo energético eficiente e sustentável. "Buscamos no mercado livre de energia contratos que sejam sustentáveis e ao mesmo tempo mais econômicos para a companhia”, finaliza Sandra.

 

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Mais informações: www.jasminealimentos.com 

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem