Detran DF


Por determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e emenda de R$ 1,2 milhão do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), para reforma e manutenção de calçadas, em 12 km de extensão de calçadas que vão receber os trabalhos, que devem durar até o fim de outubro, as obras na cidade vão gerar dezenas de empregos


Foto: Paulo Henrique Carvalho.

Importantes para o deslocamento de pedestres, as calçadas do Cruzeiro estão recebendo atenção especial do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde a semana passada, máquinas e trabalhadores atuam nas obras de reforma e manutenção das estruturas em diversos pontos da cidade. Estima-se que 12 km de extensão de calçadas vão receber os trabalhos, que devem durar até o fim de outubro.

"Essas obras vão proporcionar uma substancial melhoria na acessibilidade daqueles que moram na cidade, precisam se deslocar e fazem suas caminhadas diárias"Luiz Eduardo Pessoa, administrador do Cruzeiro

Os recursos para financiar as melhorias – R$ 1,2 milhão – vieram de emenda parlamentar do deputado distrital Sardinha. A responsável pelas obras, que geraram 23 empregos, é a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os trabalhos, divididos em 70% de demolição e construção e 30% de manutenção, foram iniciados na Avenida das Jaqueiras, em um trecho de aproximadamente 850 metros até a avenida lateral entre o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Cruzeiro Novo.

As novas calçadas levam acessibilidade, segurança e bem-estar à região do Cruzeiro e adjacências. Além disso, os caminhos reformados vão promover um ambiente ainda melhor para as pessoas desenvolverem suas atividades físicas, uma antiga demanda da comunidade.

Moradora da Quadra 1409 desde 2018, a militar Talita Rangel, 31 anos, elogia o trabalho de renovação das calçadas do Cruzeiro. "Eu costumo andar de bicicleta por essa calçada do anel exterior e, muitas vezes, fica difícil dividir o espaço com pessoas que estão caminhando", conta. "Agora vai ficar bem melhor, vai facilitar muito para quem está a pé e pedalando."

O administrador regional do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, reforça a importância da construção e reforma dos calçamentos como uma política pública em prol da democratização do esporte, lazer e deslocamento seguro. "Essas obras vão proporcionar uma substancial melhoria na acessibilidade daqueles que moram na cidade, precisam se deslocar e fazem suas caminhadas diárias", avalia. "Com essa intervenção por parte do GDF, fica garantida ao morador da cidade uma área segura e próxima da sua residência"afirma.

As obras vão se concentrar principalmente no anel externo do Cruzeiro, situado no quadrilátero que faz fronteira com as quadras do Sudoeste Econômico, o fim do Eixo Monumental, a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e a lateral do Hospital das Forças Armadas (HFA). Além desse local, outras calçadas serão construídas no contorno de unidades básicas de saúde, escolas e comércios locais.

Com informações da Agência Brasília.
Share To:

Marcella Braz

Comentar:

0 comments so far,add yours

Comentários ofensivos serão deletados.