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Iniciar o expediente com a agenda cheia, marcada por tarefas a serem entregues em prazos cada vez mais apertados não é um cenário agradável. Principalmente, na realidade do teletrabalho, em que os profissionais ficam sujeitos às preocupações da rotina de casa. Se você já chegou ao final do dia estressado ou desgastado com a sobrecarga de tarefas, compromissos e com o sentimento de não ter sido produtivo, talvez seja hora de começar a fazer um planejamento e gerenciar o seu tempo. Para te ajudar, o Núcleo de Comunicação destacou algumas dicas do especialista Mário Rondon apresentadas na live "Ferramenta de Produtividade e Gestão de Tempo", exibida no canal da Escola Judicial do TRT-10 no YouTube



Antes de tudo, é importante saber que o gerenciamento do tempo é um processo de ordenamento das demandas de acordo com o prazo, prioridade e importância que serão realizadas em determinada quantidade de horas. Ou seja, fazer mais em menos tempo, de forma eficiente e produtiva.

Use o tempo ao seu favor
A primeira dica é: separe um momento do seu dia para fazer um planejamento da semana. A metodologia Getting Things Done (GTD), "A arte de fazer acontecer", em português. criada pelo americano David Allen, nesse ponto, pode ser uma grande aliada. O método consiste em cinco passos:

Comece coletando e anotando tudo o que você tem de fazer naquela semana, separe uma lista das atividades pessoais e outra do que precisa ser feito no trabalho. Processe tudo o que você colocou na lista, defina prazos, prioridades e a importância de cada um dos itens. Aproveite as ferramentas disponíveis no seu computador ou celular para organizar por categorias: a fazer, fazendo e concluído. Revise todos os dias para conferir os prazos e a urgência de entrega. Por último, faça, aproveite o controle do que deve ser feito ao longo da semana sem a preocupação de estar esquecendo algo.

É importante lembrar que esse planejamento é mutável, sempre o atualize com novas demandas ou compromissos. O importante é manter o controle do que deve ser feito para que você possa realizar as tarefas com tranquilidade. E vale um alerta: o planejamento é um guia para facilitar a sua jornada de trabalho. Não fique preso nele, é preciso agir. Fuja também do excesso de ferramentas, o ideal seria utilizar o mínimo para melhor administração. Quando houver grandes projetos, concentre-se em definir pequenas metas para alcançar um alvo maior.

Equilíbrio e bem-estar
Para a secretária de Gestão de Pessoas do TRT-10, Aleksandra Pereira dos Santos, a gestão do tempo permite organizar e priorizar o trabalho. No aspecto pessoal, em especial com o teletrabalho, essa gestão das tarefas resulta na melhoria do equilíbrio entre vida e trabalho, aumentando os níveis de bem-estar. "Quando há uma melhor administração do tempo e real percepção de sua importância, há alteração na rotina pessoal, com elevação dos níveis de bem-estar e felicidade", afirma.

Sobre a live da EJUD-10 que tratou do tema, Aleksandra avalia que o evento foi fundamental para desfazer alguns mitos com relação à produtividade e à gestão do tempo. "O mais relevante é que gerir o tempo não significa apenas a utilização de ferramentas tecnológicas e que produtividade não é somente realizar mais entregas. Gerir o tempo é antes de tudo uma mudança de atitude que impacta em demais aspectos da vida e a noção de produtividade hoje está muito mais relacionada ao equilíbrio vida trabalho, ao bem-estar e às condições de suporte organizacional e social para a realização do trabalho, reforça secretária da SEGEP.

 Assista a live  
A palestra com o especialista em Psicologia Positiva e Desenvolvimento do Potencial Humano, Mário Rondon, foi transmitida ao vivo pela Escola Judicial, em junho deste ano. A live abordou o tema "Ferramenta de Produtividade e Gestão de Tempo" e foi promovida com a colaboração do Setor de Estágios do TRT-10. Quem quiser assistir ou rever, a transmissão está disponível no canal do YouTube da EJUD-10.  

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=fIj-14Pv27w
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Rainne Del Sarto

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