Detran DF

Botequinho de mandioca. Créditos: Divulgação


"Linguiça bêbada", "Botequinho de mandioca" e "Pimenta Brasil" reúnem o que há de mais tradicional nos bares brasileiros

Desde a "alta cozinha” dos restaurantes franceses ao simples e saboroso “almoço de mãe”, a culinária nacional tem criado suas próprias vertentes e nichos, de acordo com cada região do país e seus traços culturais. Porém, uma delas é unanimidade nos quatro cantos do Brasil: a comida de boteco

De fácil preparo e muito gostosa, essa categoria gastronômica se tornou conhecida internacionalmente. Além de ser degustada nos milhares de bares espalhados pelo Brasil, é possível prepará-la para a família no aconchego do lar.

Por isso, a Unium, marca institucional das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, preparou três receitas de boteco “no capricho”, que reúnem o sabor dos barzinhos com um delicioso toque caseiro. Confira:

Linguiça bêbada

Ingredientes

– 200g de calabresa defumada Alegra, descascada e cortada em meia-lua

– 2 cebolas cortadas em rodelas

– Duas doses de cachaça

– 1 colher (de chá) de óleo

– 1 colher (de chá) de orégano

Modo de preparo

Pré-aqueça o óleo em uma panela em fogo alto, depois coloque a calabresa e deixe dourar. Em seguida acrescente a cachaça e deixe ferver até evaporar. Caso tenha prática na cozinha, flambe. Em seguida, coloque a cebola e, quando ela estiver dourada, salpique o orégano. Também é possível decorar o prato com cheiro verde cortado na hora.

Botequinho de mandioca

Ingredientes

– 350 g de manteiga

– 500 g de mandioca cozida e limpa

– 1 xícara (de chá) de leite Colônia Holandesa

– 1 xícara (de chá) de farinha de trigo Herança Holandesa peneirada

– 2 colheres (de sopa) de azeite

– 2 colheres (de sopa) de cebola picada

– 200 g de linguiça calabresa Alegra defumada bem picada

– 1 colher (de chá) de alho picado

– 2 colheres (de sopa) de salsinha

– 1 xícara (de chá) de farinha de rosca

– óleo para fritar

– sal a gosto

Modo de preparo

Derreta a manteiga e amasse a mandioca em uma panela. Depois acrescente o leite, quando estiver homogêneo adicione a farinha e misture bem. Tempere com sal e reserve. Para o próximo passo, refogue a cebola no azeite e, quando estiver translúcida, acrescente o alho e a calabresa. Refogue por mais dois minutos, adicione a salsinha e reserve. Para terminar, passe os bolinhos na farinha de rosca e frite-os em óleo quente a 180°C

Pimenta Brasil

Ingredientes

- 1 Costela Suína Alegra

- ¼ Xícara (de chá) de Pimenta Biquinho

- Azeite a gosto

- Sal a gosto

- Alecrim a gosto

- 1 Grelha Sardinheira

Modo de preparo

Coloque a pimenta, o azeite, o alecrim e o sal em um recipiente. Com um socador de caipirinha amasse o tempero. Faça cortes superficiais na costela para ajudar a absorver o tempero. Coloque a carne em um recipiente, adicione o tempero e deixe marinar por 15 minutos. Depois, coloque a costela em uma grelha sardinheira e leve à churrasqueira em fogo brando. Retire da churrasqueira quando a carne estiver dourada.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.

Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/.


Share To:

Central Press

Comentar:

0 comments so far,add yours

Comentários ofensivos serão deletados.