IESB

No dia do arquiteto, especialista em espaços integrados mostra que o cobogó é a aposta ideal para os ambientes residenciais





Celebrado no próximo dia 15, o Dia do Arquiteto é a data ideal para que os moradores da Capital Federal saibam quais as tendências no mundo arquitetônico no quesito ambientes residenciais

 

 

 

 

Elementos arquitetônicos harmoniosos trazem charme, sofisticação e elegância para as construções residenciais. Para celebrar o dia do arquiteto, no próximo dia 15, a arquiteta Taíza Braga, que atua em projetos arquitetônicos e de Interiores residenciais e comerciais, com foco em conforto e funcionalidade, traz orientações de um elemento moderno e que pode ser considerado uma tendência no universo arquitetônico: o cobogó.  “De forma leve e natural, a divisória de cobogós permite trazer luz natural e ventilação ao ambiente, sem perder a privacidade.”, explica a arquiteta.

 

Historicamente, o cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São um legado da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, e geralmente, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.

 

Construídos primeiramente em cimento, a partir da década de 50, passaram a ser produzidos com a matéria prima argila e vidro. Além de gerar uma ventilação, o cobogó traz o ar de modernidade e uma luminosidade natural.

 

Na Capital Federal, por exemplo, a Biblioteca Nacional de Brasília, de Oscar Niemeyer, é um exemplo clássico de uma construção elaborada com o uso do cobogó.

 

Outro exemplo clássico, são os prédios residenciais criados em tijolinhos furados que mostram como o cobogó é uma aposta arquitetônica presente na cidade. No Plano Piloto, por exemplo, a grande maioria dos prédios possui essa estrutura com cobogó.

 

O elemento continua sendo uma tendência e é a sugestão da arquiteta Taíza Braga, que explica que além da função estética, seu uso atende a várias premissas da arquitetura sustentável, como ventilação e iluminação natural.


Crédito da foto da fachada:  @evertonl.lopes 

 

 

Serviço: No dia do arquiteto, especialista em espaços integrados mostra que o cobogó é a aposta ideal para os ambientes residenciais
Taíza Braga - é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Goiás e especialista em Arquitetura da Saúde pela UCB.

Atua nas áreas de projeto Arquitetônico e de Interiores residenciais e comerciais, com foco em conforto e funcionalidade

Telefone: (61) 9903 1185
IG: 
https://instagram.com/taizabraga.arquiteta?utm_medium=copy_link

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem