IESB

Governança: um pré-requisito para o sucesso dos negócios

 Por Alexandre Silva Rosa
Head de Franquias | GoNext Governança & Sucessão


Governança é a palavra menos popular em ESG, especialmente considerando como nossa sociedade colocou tanta ênfase em questões ambientais e sociais.

Muitas empresas estão aproveitando o momento do mercado e investindo em governança corporativa, enquanto muitos empresários e investidores estão vendo o custo da omissão e do silêncio. Todavia, nunca é tarde para organizar a estrutura e estabelecer com clareza as suas diretrizes, o que, indiscutivelmente, servirá para nortear as ações da companhia e dos sócios.

Não importa para qual direção você olha: a vida é formada por momentos e decisões. E isso vale tanto para a vida pessoal como para a educacional e profissional, já que tudo passa por mudanças, e os direcionamentos servem para trazer um novo significado ou criar um novo destino. Quando a questão da profissionalização da empresa familiar é levantada, o foco deve estar no crescimento sustentável da empresa.

Se mergulharmos profundamente no que a governança realmente representa, veremos que é uma prioridade e uma necessidade para o sucesso futuro. O “G” é imediato, claro e conciso.

Embora a governança abranja quase todos os aspectos da gestão, desde planos de negócios e controles internos até gestão de desempenho e divulgação corporativa, a responsabilidade cabe ao conselho de administração. O conselho é a força principal e, portanto, responsável por supervisionar e influenciar a governança corporativa.

Considere a composição de um conselho ou fatores em torno da diversidade da força de trabalho. Todas essas métricas são vistas por investidores, colaboradores e agora, mais do que nunca, clientes. Além disso, no mundo de hoje, onde as plataformas e os dados fazem parte da estratégia de todos, as políticas e práticas que protegem e protegem esses dados são primordiais – reforçadas ainda mais por evidências substanciais que sugerem que, quando gerenciados adequadamente, os aspectos “G” de ESG podem promover melhores retornos corporativos. O que está claro é que as empresas podem começar a causar impacto construindo políticas e práticas que reforcem seus valores. Sem planejamento, nada muda.

Os conselhos podem navegar nesse mar de oportunidades voltando aos fundamentos da boa governança, equilibrando os interesses dos vários stakeholders de uma organização com a longevidade do modelo operacional de negócios da empresa. Embora o foco dos diretores esteja mudando constantemente, a construção dos conselhos deve permanecer a mesma. Os melhores conselhos são sempre, em nenhuma ordem específica: competentes, responsáveis, transparentes, responsáveis, experientes, equilibrados, perspicazes, visionários – e diversos.

O foco intenso do mundo em questões ambientais, sociais e de governança (ESG) "catapultou" a governança corporativa para o topo da agenda financeira. E nossos maiores players do mercado de capitais, por causa de seu tamanho, têm uma grande oportunidade de ajudar a melhorá-lo, abordando as lacunas que existem em alguns conselhos hoje, incluindo a falta de engajamento adequado, diversidade (em gênero, raça e pensamento) e ação.

Como resultado, poderíamos estar à beira de uma era de governança corporativa de classe mundial.

Longe se vão os anos de simplicidade nas operações de negócios. O crescimento exponencial e as mudanças nos riscos, regulamentações, globalização, operações distribuídas, velocidade competitiva, tecnologia e dados de negócios sobrecarregam organizações de todos os tamanhos. Manter a estratégia de negócios, desempenho, incerteza, complexidade e mudança em sincronia é um desafio significativo para conselhos e executivos, bem como profissionais de gestão em todos os níveis do negócio.

Estamos vendo cada vez mais consumidores, funcionários e investidores responsabilizando os líderes empresariais. Warren Buffett, um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global, diz: "Leva 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, fará as coisas de forma diferente."

A pressão das partes interessadas em todo o mundo aumenta diariamente. Eles estão pedindo que a administração seja transparente sobre as estratégias para construir um futuro sustentável para empresas individuais e para o planeta.

Como as empresas estão trabalhando para atender às exigências do mercado? Sob a vertente de governança, as empresas com uma tela positiva poderão melhorar sua reputação geral e valor da marca, ao mesmo tempo em que desfrutam de maior comprometimento dos funcionários e fidelidade do cliente.

Os dois últimos anos foram grandes divisores de águas em muitos aspectos. Aceleraram a tendência para investimentos mais éticos e encorajaram as pessoas a exigirem mais das organizações. Outrora um diferencial competitivo, fortes políticas ambientais, sociais e de governança corporativa são hoje um pré-requisito para o sucesso dos negócios.

As organizações que não se ajustarem às novas realidades ESG ficarão para trás. E tudo começa na Governança.

Muitas empresas estão aproveitando o momento do mercado e investindo em governança corporativa, enquanto muitos empresários e investidores estão vendo o custo da omissão e do silêncio. Todavia, nunca é tarde para organizar a estrutura e estabelecer com clareza as suas diretrizes, o que indiscutivelmente, servirá para nortear as ações da companhia e dos sócios.

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem