Bio Caldo - Quit Alimentos

RENOVADF: “A população aprovou”, afirma Ilka Teodoro


"O efeito da passagem do RENOVADF é imediato. A população aprovou", afirma Ilka Teodoro, Administradora do Plano Piloto


Visita ao Renova DF na EQS 104/105, em 09/02/2022 - Foto por Emanuelle Sena

O Plano Piloto está em processo de renovação e a grande beneficiada é a comunidade. Faz um mês que as turmas do RENOVADF estão na área central da capital e atuam na recuperação de cerca de 300 equipamentos públicos na região. A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, celebra as ações e a recepção da população: "essa é uma das iniciativas do Governo do Distrito Federal que mais recebemos retorno positivo porque o efeito da passagem do Renova DF é imediato. A população aprovou".

Na Asa Norte já são 37 equipamentos recuperados e 27 equipamentos na Asa Sul, num total de 74, em 35 dias trabalhados, e ainda há mais de 90 em andamento na reconstrução de espaços públicos. Nesse momento, são 2.763 alunos em ação no Plano Piloto, sendo 1.405 do terceiro ciclo e 1.358 do quarto ciclo.


Programa RENOVA DF na SHCGN 713, em 20/01/2022 - Foto por Emanuelle Sena

O orçamento do programa de qualificação profissional que está melhorando nossos espaços públicos está assegurado para 2022, são R$ 160 milhões para reforma nas quadras, em parceria com as prefeituras locais, com o objetivo de tornar a circulação e uso do que está em recuperação um fator de melhoria da qualidade de vida da população.


O processo de escolha dos equipamentos que serão cuidados pelos alunos é uma tarefa da Administração e incluem parquinhos, meios-fios, calçadas, quadras, pontos de encontro comunitários, praças e outros equipamentos que se destinam ao lazer. Os alunos e alunas do Renova DF chegam aos locais com acompanhamento pedagógico e profissional e realizam trabalhos de solda, corte de concreto, recuperação de grades, pintura, demarcação, entre outros.
"Ao selecionar os equipamentos públicos nosso critério incluiu alcançar o maior número de moradores. A recuperação foi iniciada por esses espaços de maior uso e circulação e o que vemos é o impacto positivo e imediato na vida das crianças e dos idosos.", ressalta Ilka Teodoro.



O resultado do trabalho é o acesso direto da comunidade a equipamentos com mais segurança, conforto e uma melhoria geral da aparência e funcionalidade de cada um. "Mas, certamente, o melhor retorno é a satisfação da população com essa iniciativa. As pessoas ficam felizes em ver a nossa capital bem cuidada, gente trabalhando e aprendendo", destaca a administradora do Plano Piloto.

QUALIFICAÇÃO - O RENOVADF se constitui hoje no maior programa de qualificação profissional do Brasil, resulta de uma parceria entre as secretarias de Trabalho (Setrab), Governo (Segov) e Transporte e Mobilidade (Semob), além de Novacap, companhias de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB), Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran). O programa também tem apoio, com recursos, da Câmara Legislativa (CLDF).

Antes do Plano Piloto, as turmas já passaram por Arniqueira, Ceilândia, São Sebastião, Itapoã, Estrutural, Águas Claras, Riacho Fundo e Guará. Outras áreas que estão previstas para receber as ações são as vilas Telebrasília e Planalto e o Noroeste, além de outras regiões do DF.

APRENDIZADO E RENDA – Os objetivos do RENOVADF incluem capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos. Os participantes recebem salário-mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
ANDERSON MIRANDA

Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem