Bio Caldo - Quit Alimentos

Enel Distribuição Goiás dá dicas de economia de energia nos dias frios

Uso consciente do chuveiro elétrico pode resultar em uma economia de até 30% no mês.  Pequenas mudanças de hábitos ajudam a reduzir impacto no orçamento doméstico

 
Os termômetros estão registrando temperaturas abaixo de 10°C em Goiás nesta semana. A chegada de uma massa de ar polar no Estado trouxe frio para os goianos - a capital registrou 5°C nesta manhã (19), a temperatura mais baixa para o mês de maio desde que as medições começaram a ser feitas, nos anos 60. No Estado foi registrado pelo segundo dia seguido a menor temperatura do ano, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Em Jataí os termômetros marcaram 4,8°C ontem (18) e hoje (19) caiu para 3,6°C, novo recorde.  

Com esse frio, é natural que a população aumente o uso de equipamentos como o chuveiro elétrico, que garantem mais conforto. Por isso, a Enel Distribuição Goiás recomenda que os clientes fiquem de olho no consumo de energia e consequente aumento no valor da conta de luz, uma vez que esses equipamentos possuem alta potência e podem representar mais de um terço do consumo de energia.

Confira algumas dicas para passar por essa onda de frio de forma mais eficiente e com economia:

Chuveiros Elétricos: a recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia.

Geladeiras: não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos. Em dias frios, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.

Máquinas de lavar e secar: utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima;

Iluminação: aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;  

Stand-by: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Não deixe os aparelhos em stand-by;  
 
TVs e Computadores: não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo. Programe o timer (desligamento automático). No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização; e o monitor, a partir de 15 minutos;

Atenção ao comprar: escolha eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso de importados).

Sobre a Enel Distribuição Goiás 
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem