Saiba qual é o vinho ideal para cada estação do ano

Sommelier José Filho Anjos explica o comportamento de consumo de vinhos e espumantes do goiano. Ele promove o Goiânia Wine Festival dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega   

O vinho vem a cada dia despertando mais consumidores no Brasil e isso pode ser comprovado em diversas pesquisas que mostram, que mesmo em países tropicais, onde as bebidas servidas bem geladas são mais populares, os fermentados de uva têm criado mais adeptos. O clima, inclusive, é um dos pontos importantes na hora da escolha da bebida, isso porque vinhos brancos, tintos e espumantes despertam sensações diferentes que é ideal para cada estação do ano. 

As dicas vêm do sommelier José Filho Anjos, que está promovendo o Goiânia Wine Festival, que acontecerá dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega. Serão mais de 80 rótulos para degustação oferecidos pela Decanter Distribuidora e pelo Enne Restaurante e Adega, quando além de experimentar vinhos de mais 10 países, incluindo nacionais, os participantes também poderão conversar com sommeliers e entender um pouco mais sobre essa bebida milenar. 

De acordo com Anjos, o estado de Goiás, mesmo tendo um clima predominantemente quente, o vinho tinto é o mais consumido, mesmo sendo mais indicado para dias mais frios. " Dias quentes como os de verão pedem vinhos ácidos, frescos e de corpo leve, preferencialmente sem passagem por carvalho", explica. Contudo, no inverno a dica é abusar dos vinhos mais robustos com taninos e corpo pesado. Segundo o sommelier, a bebida, além de toda sua essência, tem um teor alcoólico que é maior que cervejas, por exemplo, por isso é considerada uma bebida que aquece.  

O comportamento do goiano, em especial o goianiense, é de quem ainda está conhecendo a diversidade da bebida. No inverno, por exemplo, o especialista e empresário nota que há o aumento do consumo de uma maneira geral o vinho. "O clima esfria um pouco por aqui e as pessoas já idealizam uma noite com vinho e harmonização, e isso reflete imediatamente nas adegas. Contudo, no período de férias, em especial de dezembro para janeiro há uma busca maior por vinhos leves como: espumantes, brancos e rosados". Essas compras, além de serem destinadas ao consumo em casas de praias e resorts, também refletem os hábitos das confraternizações e de presentear típicas da época.

Estações do ano

Para o verão a dica é aproveitar o frescor dos espumantes, vinhos brancos e rosados. "Para quem não abre mão do tinto, basta dar preferência para vinhos das castas como Pinot Noir, Gamay e Tempranillo'', diz José. 

Já na primavera, que em Goiás é quase um  verão, os aromáticos como da casta argentina Torrotés e Riesling alemão também combinam com o calor. "A estação permite também degustar vinhos tintos que chamamos de macios e frutados como das castas: Garnacha (Grenache), Cinsault e alguns Carménère jovens", lista Anjos.

Já na estação atual, o outono, quando as temperaturas começam a baixar,  o especialista diz que já vale investir nos rótulos mais encorpados, "mas com boa acidez, assim como os vinhos da Toscana os Chianti, e também os Merlot franceses". Enquanto no inverno, José sugere  abusar dos vinhos mais gordos, com passagem por carvalho, com corpo e taninos mais altos, destaque para os aclamados vinhos de Tannat, Cabernet Sauvignon e os Malbecs.

*Harmonização*

Entre os fatores a ter em conta na harmonia do vinho com a comida, realça-se: o peso, a intensidade aromática, a acidez, o açúcar, em todos eles. É importante também avaliar o sal da comida e os taninos no vinho.

Dicas:

Verão: Ceviche e Sauvignon Blanc

Inverno: Fondue e Merlot

Primavera: Galinha caipira com pequi e Torrontés

Outono: Feijoada e Espumante Rosé Brut

 *Serviço* 

Goiânia Wine Festival 

Local: Enne Restaurante e Adega

Endereço:  R. 1136, 379 - St. Marista, Goiânia. 

20 de maio das 20h às 23h 

Mais de 80 rótulos internacionais e nacionais
Finger Food Enne Restaurante Adega 

Harmonização com produtos da TEF Charcutaria 

Valor: R$ 200 

Pontos de venda: 

Enne Restaurante e Adega  - 62 99601-0226 (whatsapp)

Decanter - 62 3095 3003 (whatsapp)


Patrocínio 

Saga BMW

XP investimentos


Apoio

Água prata e água cachoeirinha. 

TFT Charcutaria 

Mãe Gourmet 

Record Goiás


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem