Bio Caldo - Quit Alimentos

"Eu nasci herdeira, mas preciso conquistar o cargo de sucessora"

 


“Eu nasci herdeira, não tenho como mudar isso, mas ao cortar o cordão umbilical, preciso conquistar o cargo de sucessora. E isso só acontece com profissionalização e resultados”. A fala é de Emely Barbieri, diretora industrial e sucessora na Pioneiro Escapamentos, indústria com quase três décadas de atuação no mercado nacional.

Emely faz parte de um percentual bastante significativo no Brasil. De acordo com o IBGE, 90% dos negócios do país são empresas familiares. O segmento representa 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 75% dos empregos no país são em empresas familiares.

Apesar da representatividade expressiva, especialistas apontam que o maior desafio das empresas familiares está na preparação para a sucessão e continuidade do negócio. Estudos apontam que 70% das empresas fecham as portas após a morte do fundador e somente 5% delas chegam à terceira geração.

Segundo Eduardo Valério, especialista em governança corporativa e CEO da GoNext Governança e Sucessão, a prática da sucessão empresarial requer muito planejamento e estratégia para garantir a continuidade da boa gestão em médio e longo prazo.

No caso da Emely, os maiores desafios da sua jornada sucessória incluíram sensibilizar os fundadores da empresa, no seu caso, o pai e o tio. “Entendi que existem momentos de altos e baixos, mas o processo de sucessão é negociado, contínuo e em algumas empresas se leva muito tempo para estabelecer a governança com equilíbrio nas relações”, comenta.

Tipos de Sucessão

De acordo com Valério, a sucessão empresarial pode ser dividida em dois grupos: corporativa e sucessão em empresa familiar, bem ilustrada no caso da Emely. “O plano de sucessão vai proporcionar a capacitação do sucessor para desenvolver as funções necessárias em um futuro próximo, pois considera o propósito da empresa, a área de atuação e os objetivos de continuidade”, assegura o especialista.

“No meu caso, o mais importante nesse processo foi aumentar o conhecimento sobre governança e sucessão e me conectar com outros herdeiros e sucessores que passam pelos mesmos desafios. Hoje, consigo perceber com mais clareza quais brigas valem a pena dentro da organização e o que quero para a minha carreira”, fala Emely.

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem