IESB

Alimentação pode auxiliar a manter o calor e a imunidade no clima frio

 


Especialista em Nutrição da Anhanguera apresenta dicas para manter o cardápio saudável na época de temperaturas baixas

 

As baixas temperaturas exigem mais do metabolismo do corpo, que tende a acelerar para gerar calor no clima frio e seco. Com isso, a sensação de fome é mais constante nesse período e o organismo necessita de alimentos com teor calórico moderado, para manter a produção de energia; e ricos em nutrientes, para garantir a imunidade contra doenças típicas das estações mais geladas do ano. Especialistas recomendam cuidados na hora de montar um cardápio para conservar a saúde e fugir de opções gordurosas. 

 

De acordo com o nutricionista e docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Plinio Bonfim, o aumento no apetite é considerado comum. “O problema está relacionado a fontes excessivamente calóricas que proporcionam a falsa sensação de saciedade, mas prejudicam a funcionalidade do corpo”, alerta a professor. “Comer de forma compulsiva também pode gerar hábitos que serão dificilmente eliminados, mesmo com a chegada do verão”, completa. 

                                                        

Para esta época do ano, o especialista recomenda as variedades de sopas, caldos e cremes com base em legumes e verduras e os carboidratos de boa qualidade, presentes na mandioca, na mandioquinha, batata inglesa e na batata doce. “É importante evitar versões à base de embutidos, produtos industrializados, queijos e carnes muito gordurosos”, aconselha. “Combinações com três ou quatro leguminosas são o suficiente para uma refeição saudável e completa”, afirma. 

 

Inserir gorduras de boa qualidade na dieta também é uma sugestão para aumentar a saciedade. Frutas da época, como o abacate, podem ser interessantes para o cardápio diário, e as oleaginosas, como as castanhas, as nozes e as amêndoas são ricas em vitamina E, capaz de reduzir as inflamações e aumentar a resistência contra infecções. “A gordura insaturada dessas sementes mantém o corpo aquecido. Ingerir uma porção de 25 gramas ao dia em lanches durante a manhã ou a tarde pode ser positivo para rotina”, recomenda. 

 

IMUNIDADE 

O clima frio é propício para o surgimento de doenças típicas da temporada e a alimentação pode auxiliar na prevenção e combate desses problemas estacionais. Uma dieta com a inclusão de alho, gengibre, própolis ou mel, em doses moderadas, pode melhorar a imunidade. Esses ingredientes ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, contribuem para limpeza do muco das vias aéreas e reduzem o risco de inflamações, a proliferação de vírus e bactérias e o desenvolvimento de gripe ou resfriados. 

 

Frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e devem ser consumidas diariamente. “Independentemente do clima, é essencial manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos de forma regular e beber bastante água para hidratar o corpo”, finaliza o professor.  

 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.    

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.  

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.  

 


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem