Bio Caldo - Quit Alimentos

Brasília em destaque para as férias dos estrangeiros

 

De acordo com a empresa de viagens Decolar, Brasília está a frente de destinos como, Recife e Fortaleza na preferência de estrangeiros



Foto: Banto Viana

Brasília aparece na 3ª posição como o lugar mais procurado para o período das férias de julho deste anopor viajantes de Lisboa, Buenos Aires e Londres, ficando atrás apenas São Paulo e Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada pela Decolar – empresa de viagens líder na América Latina, que analisou as tendências de viagens dos estrangeiros para o Brasil.

A pesquisa revela os 10 destinos brasileiros mais desejados pelos estrangeiros, São Paulo (SP) é o destino preferido dos turistas estrangeiros, liderando o ranking. Na 2ª posição está a cidade do Rio de Janeiro, seguida de  Brasília (3º), Belo Horizonte (4º),  Goiânia (5º), Porto Alegre (6ª), Salvador (7ª), Curitiba (8ª), Recife (9ª) e Fortaleza (10ª).

A notícia foi celebrada pela ex-secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que avalia a pesquisa como “resultado de um trabalho realizado com muita dedicação durante os últimos três anos”. Vanessa explica que as ações e projetos realizados nesse período, atraíram um novo olhar para a capital, e o trabalho conjunto com outros estados e municípios colaboraram para divulgar Brasília como destino turístico com potencial em diversos segmentos. “Nossos programas e projetos resgataram o turismo de Brasília, colocando a cidade em seu merecido lugar de destaque. Com o apoio do governador Ibaneis Rocha, idealizamos inúmeras ações, que potencializaram o crescimento turístico gerando muitos empregos, movimentando a renda em toda cadeia. Hoje somos reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur) como case nacional de turismo com o Projeto Turismo Cívico Pedagógico”, afirma a ex-secretária.



Legenda: Ex-secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Renato Braga

De acordo com Daniela Araujo, diretora de Voos da Decolar, o levantamento leva em consideração os novos hábitos dos viajantes que pretendem visitar o Brasil. “Para a temporada de férias de julho, observamos uma procura maior dos turistas vindos de Portugal, com destaque para Lisboa, que ocupa o primeiro lugar. Ano passado, o movimento era de brasileiros ou portugueses retornando ao Brasil após a liberação das fronteiras. Atualmente, a busca é para os destinos brasileiros como opção de viagem a lazer.”

 

O setor celebra

Aeroporto Internacional de Brasília estima receber1 milhão de passageiros em julho. A expectativa da Inframérica é que haja mais de nove mil pousos e decolagens e um aumento de 20% na circulação de pessoas, comparado com o mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE-DF), Reinaldo Ferreira, esse é o resultado do trabalho realizando em conjunto entre todo o trade e a Setur/DF na divulgação da cidade. “Nós, que realizamos a mobilidade desses turistas estamos realmente felizes com tudo que Brasília conquistou. Brasília tem se destacado e isso traz mais emprego, mais trabalho para o nosso setor. E esse resultado também está ligado ao trabalho que a Setur/DF realizoucom as Embaixadas, na gestão da Vanessa Mendonça,  atraindo cada vez mais estrangeiros para conhecer essa cidade que é muito linda”, finaliza Reinaldo.

O segmento do Turismo Rural também comemora o resultado.De acordo com o presidente do Ruraltur, Fernando Mesquita, o Distrito Federal alcançou 30% no crescimento da procura pelos turistas, no segmento rural, durante a pandemia,principalmente nas Regiões Administrativas. Esse crescimento trouxe uma nova perspectiva para os empresários que estão investindo, cada vez mais, em melhorias em suas propriedades e estabelecimentos. “A pandemia nos trouxe um grande desafio, aprendemos a colher bons frutos e estamos prontos para atender a chegada dos turistas, e contamos com o apoio e com os projetos da Setur/DF, para continuarmos crescendo por meio de muito trabalho”, afirma Fernando.

 A Rota Viva Lago Oeste é um dos projetos mais recentes lançados pela secretaria de Turismo, voltada para atender o turismo de experiência, proporcionado diversos atrativo no segmento Rural. A Rota conta com 16 empreendimentos mapeados pela Setur/DF e estão prontos para atender a demanda de turistas durante as férias.

O atual secretário de Turismo comentou a pesquisa e reforçou os trabalhos realizados pela Setur/DF. ”Esse resultado representa o esforço e o trabalho da minha amiga, ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, que entendeu, logo no início de sua gestão, a necessidade de alavancar o crescimento da cidade por meio do turismo, e com o Apoio do governador, Ibaneis Rocha e todos o trade, conquistou muito para a economia. E vamos continuar seguindo com os projetos e ações para que esse resultado continue colocando Brasília em destaque internacional como destino turístico”, afirma o secretário.

Brasília em destaque

Brasília vem se consagrando como destino turístico. No final de 2021 a cidade foi um dos principais destinos para o verão 2022, segundo pesquisa da Max Milhas. O levantamento feito com compradores de pacotes turísticos para as férias mostra que a Capital Federal se destaca como opção sem praia, superando cidades litorâneas como Maceió e Natal.

 



Foto: Bento Viana

Brasília apareceu em sétimo lugar, no geral, na lista das dez cidades preferidas para se conhecer no Verão 2022, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box, para o site de pacotes turísticos Max Milhas. A plataforma de viagens aéreas publicou um ranking sobre os dez destinos mais comprados para as férias de verão. Mil internautas adquiriram pacotes para o período e responderam às perguntas sobre que local gostariam de visitar.

 

O que fazer em Brasília?

Brasília reúne atrativos turísticos de diversos segmentos associados ao Turismo Arquitetônico, Cívico, Cultural, Religioso, Náutico, Rural, Ecoturismo e de Aventura, mas grande parte desses atrativos ainda é desconhecida por uma parcela significativa da população local e de turistas de outros estados e países.

 

A partir do mapeamento feito pela Setur/DF e com a validação pelas entidadesconsultadas, foram formatadas vinte e duas (22) rotas temáticas segmentadas, que oferecem aos moradores e turistas informações práticas e precisas sobre os atrativos. As rotas estão disponíveis no site da secretaria ou adquiridas nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), localizados na Casa de Chá, Rodoviária Interestadual, Aeroporto e na 308 Sul 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem