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85% dos consumidores locais presentearão no Dia das Mães, segundo levantamento da CDL Uberlândia

 



Um levantamento realizado pela CDL Uberlândia no mês de abril revela que 85% dos consumidores devem presentear no Dia das Mães.


De acordo com os dados coletados, o ticket médio será de até R$100 (para 53%) e de R$100 a R$300 (para 43%). Apenas 4% dos consumidores devem investir acima de R$300.


A maioria dos entrevistados deve desembolsar a mesma quantia do ano passado (55%), enquanto 23% pretendem gastar menos e 22%, pagarão mais pelo presente.


46% devem comprar apenas 1 presente e 37% surpreenderão até 2 mulheres importantes do seu ciclo de convivência (mãe, esposa, sogra, entre outras).


Os principais itens apontados pela sondagem foram: roupas, calçados e acessórios (45%); flores, cestas e chocolates (17%) e perfumaria e cosméticos (11%).


Sobre os canais de vendas, 65% priorizam a experiência da loja física e 35% preferem a praticidade das compras online.


Reforço extra para as empresas locais


Além da atratividade da data, que por si só, já aquece o mercado, as empresas associadas a CDL contam com um apoio extra para fechar mais vendas.


Os estabelecimentos participantes da 2ª edição da campanha Presente da Sorte sortearão mais de R$100 mil em prêmios, incluindo vales-compras instantâneos de até R$500, convites para o Tangará Park Club e um carro 0km.


Para concorrer, basta comprar a partir de R$50 nas lojas autorizadas e cadastrar o número da sorte no aplicativo da CDL UBERLÂNDIA, disponível em iOs e Android.


Para motivar a equipe de vendas e incentivar o atendimento de qualidade, a campanha também reconhecerá os melhores vendedores do ano com vales-compra de até R$1.000, através de uma votação aberta no aplicativo.


Conheça mais sobre essa iniciativa https://www.presentedasortecdl2023.com.


Dia das Mães deve movimentar 33 bilhões de reais no varejo

(Fonte CNDL)


Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.


A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.


As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%).


O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.


Em relação aos gastos, 28% pretendem gastar o mesmo valor este ano quando comparado a 2022, enquanto 38% esperam gastar mais, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%).

Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos, devido as razões: economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).


A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).


Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.


As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).


A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e sites de lojas de roupas (35%).


Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (57%) – um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2022 –, a qualidade dos produtos (41%) e as promoções e descontos (37%).


A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (82%), seja em sites/aplicativos (71%) ou nas redes sociais (39%). Já 67% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (43%, sobretudo classes A/B), em lojas de rua (34%, com destaque entre as classes C/D/E) e nos supermercados (15%).


Em relação a forma de pagamento, 66% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (34%, com aumento de 8 pontos percentuais, comparado a 2022) e no cartão de débito (26%). Enquanto 53% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (33%) e o cartão de crédito com parcela única (19%, principalmente os mais velhos e classes A/B).


A pesquisa apresenta ainda um dado preocupante com relação ao orçamento dos consumidores: 29% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras para o Dia das Mães.


Outro comportamento imprudente, 32% dos consumidores que pretendem ir às compras estão com contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo atualmente. Além disso, 12% reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.


A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta sobre a importância do planejamento do orçamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha à realidade financeira do consumidor.


“Vivemos um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso o consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. Dá para usar a criatividade na hora de presentear e buscar opções que não afetem o orçamento familiar”, orienta.

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