Bio Caldo - Quit Alimentos

Brasil de Fato lança documentário sobre produção de cacau agroecológico do MST em evento na África do Sul

Filme 'Terra Vista' retrata a luta de assentamento para recuperar área degradada pelo coronelismo no sul da Bahia e estreia neste próximo domingo (15) dentro da programação da Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, em Joanesburgo


A produção de cacau orgânico é dos destaques da base agroecológica do Terra Vista / Carlos Alberto

Brasil de Fato lança o documentário "Terra Vista", que destaca a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para promover a agroecologia, com foco no cultivo de cacau, em uma região marcada pelo coronelismo e condições degradantes de trabalho no Sul da Bahia. O documentário, produzido em parceria com o Orfalea Center da Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCS), é um retrato da trajetória do Assentamento Terra Vista em Arataca, Bahia, onde camponeses e camponesas buscam reflorestar uma antiga fazenda degradada na região conhecida como Costa do Cacau.

O filme, dirigido por Noa Cykman e Pedro Stropasolas, conta como o MST ocupou a fazenda em 1992, após cinco despejos, conquistando-a para interesse social. Desde 2000, quando implementaram sistemas agroflorestais, as famílias do assentamento recuperaram grande parte da vegetação e das nascentes, destacando-se pela preservação ambiental e produção de mudas da Mata Atlântica. Além disso, o documentário explora como o assentamento se tornou uma referência na agroecologia e na produção de cacau orgânico, apresentando um modelo alternativo ao agronegócio e à exploração dos trabalhadores.


O documentário é retrato da luta do MST pela agroecologia e preservação ambiental no Sul da Bahia - Trailer / Divulgação

O filme também aborda a produção de chocolate Terra Vista, que se diferencia do modelo convencional de produção de cacau ditado pelas grandes multinacionais do ramo chocolateiro, sendo reconhecido mundialmente pelo cacau orgânico e chocolate fino. O chocolate é produzido de forma coletiva, cooperativa e com respeito à natureza.

"Terra Vista" não apenas ressalta a importância da agroecologia e da preservação ambiental, mas também demonstra a possibilidade de criar modelos de sociedade e sistemas alimentares justos e ecologicamente equilibrados. O documentário será exibido na Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, em Joanesburgo, África do Sul, e contará com debates com representantes de organizações e movimentos que compartilham valores semelhantes.

O filme é uma inspiração para aqueles que buscam alternativas sustentáveis e justas no cultivo de alimentos, destacando o papel do MST na promoção dessas práticas. Convite-se a assistir ao documentário "Terra Vista" para conhecer de perto essa história inspiradora de luta e transformação.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem