Bio Caldo - Quit Alimentos

Covid-19: mais de 518 milhões de doses da vacina monovalente foram aplicadas no Brasil

Mais de 548 milhões de doses aplicadas, mas desafios persistem com aumento de casos em algumas regiões - Foto: Agência Brasília / Divulgação
Mais de 548 milhões de doses aplicadas, mas desafios persistem com aumento de casos em algumas regiões - Foto: Agência Brasília / Divulgação

Esse panorama é registrado ao passo em que o país conta com mais de 38 milhões de casos confirmados da doença e cerca de 707 mil mortes


Até o momento, no Brasil, foram aplicadas 518.580.683 doses da vacina monovalente contra a Covid-19. Em relação à bivalente, o total é de 30.433.965. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou 38.022.277 casos confirmados da doença e 707.286 mortes.

Com base em outros dados disponibilizados pela Fiocruz, o infectologista Julival Ribeiro avalia que em determinadas regiões do Brasil há um aumento no número de casos da doença. Esse aumento é notável em crianças e, sobretudo, em relação a casos graves entre as pessoas mais vulneráveis, como idosos e aqueles com comorbidades.

"Portanto, é muito importante que as pessoas tomem a sua dose de reforço, a vacina bivalente, porque com essa dose a gente estimula o nosso organismo a produzir mais defesa", enfatiza.

De acordo com a última atualização do Boletim InfoGripe da Fiocruz, há uma heterogeneidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 no Brasil. Enquanto alguns estados registraram um aumento nas novas ocorrências semanais, especialmente entre a população mais idosa, outros mostram estabilidade.

Os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais mostram sinais de aumento nos casos da doença. Em Minas Gerais, foi notado um aumento nas internações após um período de estabilidade. Em São Paulo, a situação se estabilizou, principalmente na capital, apesar de algumas áreas do interior ainda relatarem aumento.

Segundo o boletim, no Rio de Janeiro, a tendência de queda nos casos foi interrompida. O Espírito Santo registra um pequeno aumento recente, enquanto Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e o próprio estado de São Paulo indicam uma pausa no crescimento dos casos.

O auxiliar administrativo de 24 anos e morador de Rio Verde - GO, José Hiago Gomes, conta que tomou três doses da vacina contra covid-19 e pretende tomar mais doses. Ele relata que antes da vacinação contraiu o vírus duas vezes.

"Eu acho que a vacina em si salva vidas, por mais que tenhamos passado por episódio em que a vacina foi questionada, colocada sobre um olhar duvidoso. A vacinação, seja para qual espécie de doença ou de vírus, ela salva vidas", comenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra o vírus é essencial para prevenir formas graves da doença e está acessível no SUS para todos acima de 6 meses. Adultos com mais de 18 anos, após duas doses, devem receber um reforço da vacina bivalente.

Com informações de Brasil 61

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem