Bio Caldo - Quit Alimentos

Edital seleciona terras para serem unidades demonstrativas de irrigação

Ao se tornar unidade de referência, as propriedades poderão ter acesso a outras iniciativas do programa Produtor de Água | Foto: Divulgação/Emater
Ao se tornar unidade de referência, as propriedades poderão ter acesso a outras iniciativas do programa Produtor de Água | Foto: Divulgação/Emater

Produtores da Emater-DF receberão insumos e equipamentos para uso da água mais consciente


Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) lançou, nesta segunda-feira (4), chamamento público para selecionar sete imóveis rurais localizados na Bacia do Alto Rio Descoberto, no Distrito Federal, para firmarem termo de cooperação técnica com a finalidade de ser instalada uma Unidade Demonstrativa de Irrigação (UDI) em cada propriedade escolhida.

A iniciativa faz parte das atividades de conservação de água e solo implementadas por meio do programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA), executadas por meio de convênio com a Emater-DF.

As propostas apresentadas pelos produtores devem seguir as exigências do edital de chamamento, disponível no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de segunda-feira (4). O prazo para entrega das propostas vai até 29 de fevereiro de 2024. Elas devem ser entregues pessoalmente, em meio físico, no escritório da Emater mais próximo da propriedade, podendo ser o de Alexandre de Gusmão, Brazlândia ou Ceilândia.

As UDIs contarão com a impermeabilização de reservatórios, com a utilização de lona plástica resistente; adoção de práticas para o melhor manejo de irrigação, com a hidrometração da captação e uso de tensímetros de punção digital e de agulha e/ou sensores Irrigas; coleta de água de chuva para aproveitamento, por meio de estrutura específica; placas de identificação do projeto, para a divulgação das práticas, das ações e das instituições presentes no convênio.

Segundo a engenheira ambiental da Emater-DF Anne Caroline Lobo Borges, o objetivo é fazer com que as propriedades sejam modelo de uso racional da água para incentivar a adoção das práticas por outros agricultores.

"A UDI é um dos melhores meios para demonstrar que as práticas realizadas são eficazes. É um meio muito utilizado na extensão rural para possibilitar que os produtores rurais construam conhecimentos de forma prática no emprego de novos métodos e técnicas, avaliando, juntamente com o extensionista, os resultados sociais, econômicos e ambientais alcançados. Dessa forma, a unidade se transforma em um disseminador local para que outros produtores aprendam, compreendam e empreguem as técnicas ali disseminadas. Assim, as propriedades escolhidas deverão disponibilizar o espaço para que a Emater-DF realize cursos, oficinas e dias de campo para mostrar que, com a instalação desses equipamentos e seguindo a orientação dos nossos técnicos, é possível produzir de maneira mais sustentável", explica Anne Caroline.

Além disso, ao se tornar unidade de referência, as propriedades poderão ter acesso a outras iniciativas do programa Produtor de Água.

Para participar do chamamento, é preciso que os produtores sejam estabelecidos e que ocupem, comprovadamente, imóvel rural localizado na zona rural, integralmente inserido na Bacia do Alto Rio Descoberto, no Distrito Federal; sejam assistidos pela Emater-DF; tenham a olericultura comercial correspondendo a, no mínimo, 50% da produção total do imóvel, comprovado por meio do cadastro do produtor rural na Emater-DF; sejam irrigantes; possuam reservatório de água para irrigação ou construam um reservatório na dimensão de 10 metros por 15 metros.

*Com informações da Emater-DF
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem