![]()  |           
| Vista aérea do Porto de Paranaguá - Foto: Rodrigo Felix Leal / Agência Paraná | 
Investimento irá contribuir para aumento da capacidade de recepção ferroviária de granéis e melhoria da circulação viária no porto. Expectativa é que as alterações no tráfego reduzam em cerca de 70% as emissões de CO2 na região portuária
Por Secretaria de Comunicação Social/PR (PR)
      O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social          (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 495 milhões para a          modernização da infraestrutura logística do Porto de Paranaguá,          situado no Paraná. O projeto, a ser executado pela Administração          dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), possui investimento          total de R$ 647 milhões e tem como principal objetivo a          implementação de um sistema de recepção e descarga ferroviária          de grãos e farelos nos terminais destinados à exportação,          incluindo a adequação do sistema rodoviário e ferroviário na          região leste do porto.
        Atualmente, a matriz logística da APPA sofre com uma          participação de aproximadamente 80% do transporte de cargas          realizado por caminhões, gerando congestionamentos e poluição na          região. "Essa iniciativa se insere no contexto do projeto BNDES          Azul, que envolve o apoio a diversas frentes relacionadas à          economia do mar, inclusive em infraestrutura. Este projeto          aprovado tem como foco não apenas aprimorar a eficiência          operacional, mas também minimizar o conflito Porto-Cidade.          Espera-se que as alterações no tráfego reduzam em cerca de 70%          as emissões de CO2 na região portuária", explica o presidente do          BNDES, Aloizio Mercadante.
        O BNDES conta hoje com cerca de R$ 22 bilhões em carteira,          relacionados à economia azul. Deste total, R$ 13,6 bilhões são          para projetos de docagem, embarcações de apoio, estaleiros e          navios petroleiros. Outros projetos, de transporte marítimo,          portos, terminais e embarcações respondem por R$ 7,7 bilhões de          apoio. Para o setor de turismo marinho e costeiro, o Banco tem          em carteira R$ 296,7 milhões e, para o apoio a projetos de          recuperação de manguezais, são R$ 47 milhões no âmbito da          iniciativa Floresta Viva, em parceria com a Petrobras.
        "Além dos benefícios logísticos e econômicos, o projeto          promete trazer impactos positivos do ponto de vista ambiental e          social, contribuindo para a redução da emissão de gases do          efeito estufa e melhorando as condições de tráfego na região",          acrescenta Luciana Costa, diretora de Infraestrutura e Mudança          Climática do BNDES.
        Os principais impactos esperados com a operação contemplam o          aumento da capacidade de recepção ferroviária de granéis (de 7          para 24 milhões de toneladas anuais), a eliminação da          necessidade de locomotivas e vagões realizarem manobras          complexas e a melhoria na circulação viária da região portuária,          com a redução de 16 para 5 cruzamentos da linha férrea com as          vias urbanas e com a expectativa de diminuição significativa no          tráfego de caminhões.
        O projeto também visa liberar áreas internas nos terminais          para possíveis melhorias operacionais, ao eliminar ramais          ferroviários individuais, e diminuir o tempo de permanência de          vagões, locomotivas e caminhões para descarga, aumentando a          eficiência.
      
Tags:
# Correio do Poder




.gif)
