Bio Caldo - Quit Alimentos

Como construir uma carreira internacional na área do Direito


A advogada internacionalista Rita Silva vivenciou a experiência e hoje é referência na capacitação de novas gerações de profissionais das ciências jurídicas

Expandir a carreira internacionalmente é uma jornada cheia de desafios e pede muita determinação para as coisas acontecerem. Mas também é uma jornada de muitos aprendizados e crescimento. A advogada internacionalista Rita Silva atua há mais de 10 anos fora do Brasil e tem ampla experiência em planejamento migratório e previdenciário internacional. Hoje ela capacita profissionais formados em Direito, para atuarem nessa área fora do país.

Atualmente a gaúcha, licenciada na Ordem dos Advogados no Brasil, Portugal e União Europeia, está radicada em Nova York (EUA) e é a idealizadora e ministrante do curso Acordos e Tratados Internacionais: Capacitação Estratégica e Prática em Advocacia Previdenciária Internacional, no Instituto PREV Connection. Antes, Rita Silva atuou em Lima, no Peru. Toda a experiência de adaptação e atuação nestes países atualmente servem de ensinamento a novos profissionais das ciências jurídicas.

Segundo a advogada, são muitos os desafios, como a adaptação às diferentes culturas jurídicas e sistemas legais do país estrangeiro. “Cada nação tem sua regra, tradição e nuance legal, e isso exige uma constante atualização”, diz. Outro desafio, mas fundamental, é estabelecer uma rede internacional de contatos, sugere. “Esta construção de relacionamentos sólidos em diferentes partes do mundo exige tempo, paciência e um esforço constante. Dessa maneira, é possível criar conexões genuínas com advogados e clientes”.

A distância geográfica também é um desafio em termos de logística e comunicação. O profissional precisa ter muita organização e flexibilidade para eventualmente lidar com fusos horários, viagens frequentes e comunicação eficaz à distância, orienta a advogada.

Ela conta que a expansão internacional da própria carreira permitiu desenvolver uma visão mais ampla do mundo jurídico, enriquecer o conhecimento e a experiência e, acima de tudo, aprender a apreciar a diversidade e complexidade do direito em escala global. "Foi uma jornada desafiadora, mas incrivelmente gratificante, e estou muito feliz por ter tido a oportunidade de vivenciá-la e compartilhar esse conhecimento", avalia Rita.

A advogada internacionalista acredita que não somente os clientes são beneficiados, mas todo o sistema legal brasileiro. "Isso é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa", afirma. Ao compartilhar seus conhecimentos, Rita Silva acredita na promoção de uma interação entre as nações, buscando uma advocacia de qualidade, a promoção da justiça, a defesa dos Direitos Humanos, além da inovação e a educação jurídica.

"Contribuo para a formação de novos advogados e juristas, por meio de palestras, seminários, mentorias e compartilhamento de conhecimento, ajudando a moldar a próxima geração de profissionais do Direito, que, por sua vez, influenciarão o sistema legal".

Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e Pós-graduanda em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, com expertise em Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional. Também é especialista em Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais e da área de saúde. É palestrante, colunista do Blog Mães Expatriadas e Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos. É CEO do Internazionale – Comunidade de Estudos de Direito Internacional que conecta mais de 70 advogados em 10 países e Fundadora do STRATEGIA - Programa de Internacionalização da Advocacia https://mentoriastrategia.com/ É Coautora do Livro Empreendedoras da Lei Europa com o artigo Brasileiros Imigrantes. Mais informações https://ritasilvaadvogados.com


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem