Bio Caldo - Quit Alimentos

Abertura da Exposição "Erupções Mentalísticas" no Gama


Evento integra a Programação Cultural Variada do projeto Vila Sarrafo II


Neste sábado (20/4), às 20h, no Salão de Exposição da Associação Companhia Lábios da Lua (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul, no GAMA), será realizada a abertura com coquetel da exposição de Artes Visuais Plásticas  "Erupções Mentalísticas", de Fábio Xavier. De 22 de abril a 3 de maio, a exposição vai atender a comunidade das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Esta atividade integra a  1ª Temporada da Programação Cultural Variada Especial Vila em Cena, do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo II, realizado com recursos do FAC-DF.  Tudo aberto e gratuito. Informações no Instagram @cialabiosdalua

O artista plástico Fábio Xavier explica que em um cenário contemporâneo, ele vai numa pegada das escolas clássicas à arte futurista.  Segundo ele, a proposta é mostrar sua arte para que as pessoas consigam imaginar um pouco do seu inconsciente, suas lutas e visões, que estão espalhadas em telas e outras mídias que suportam a arte.

"Falando em visões, considero imensurável o que sinto quando estou elaborando as obras, pois existe muita espiritualidade e muita transcendência. Espero que possam desfrutar da imaginação ao máximo, e depois me contem o que acharam", diz Fábio, que também é policial penal e ex-funcionário da CAESB.

O Coordenador-geral da Vila Sarrafo II, Geovane Batista, antecipa que, além da exposição, esta primeira temporada da Programação Cultural Variada Especial Vila em Cena será complementada por outra ação, chamada de Música de Perto.

"Esta ação que finaliza a primeira temporada, será lançada no sábado, dia 27 de abril, às 20h, com recital solo do violonista, arranjador e compositor, Jaime Ernest Dias. O Vila Sarrafo II contará com oito temporadas˜, finaliza Geovane.

A exposição

Com traços de psicodelia, sua linha de segmento faz um mescla de estilos até chegar a algo novo, ou até mesmo bem virtual, pois existe uma forma única de enxergar os quadros, quando se imagina a tridimensionalidade que tanto se usa nos dias atuais. A impressão da sua arte está registrada em diversas formas de mídias e causa sensações ímpar ao apreciador.

O artista

Fábio Xavier, brasiliense nascido em 1977, sagitariano nato, gosta muito da liberdade. Família humilde, caçula de 10 filhos, de um casal mineiro, Sr. João Xavier da Silva (amado pai) e Sra. Júlia Porfíria de Souza (in memoriam, muito querida por ele). Toda infância vivida no Gama, a vida nos anos 80 e 90 não tinha nada de fácil acesso, não tinha sequer tv colorida em todas as casas, e era um  acontecimento  quando  se  tinha acesso à uma tv. Teve a religião cristã como princípio, na igreja protestante desde moleque, atualmente sente um chamado muito forte para o espiritismo. Concluiu o ensino médio, entrou na faculdade de letras, quando foi exposto a uma gama de conhecimentos, que o fez lembrar que na infância, se imaginava um grande artista. Entretanto a faculdade foi só o começo de um amadurecimento, teve que  abandonar  as  investidas  em artes porque a vida nos cobra diferentes atitudes para que se possa viver dignamente. Trabalhou na companhia de água e esgotos de Brasília por 11 anos, depois foi para a área de segurança pública, 16 anos que trabalha no sistema penitenciário do DF. Finalmente, hoje pode falar que também é um Artista, além de um Policial Penal.

Vila Sarrafo na História do Gama e do DF

O nome do projeto "Vila Sarrafo" faz uma ponte com a história do Setor Sul do Gama, quando em julho de 1964, famílias, possivelmente de trabalhadores que ajudaram a construir Brasília, enfrentando dificuldades de toda ordem, foram transferidos pela Polícia do DF para a região onde hoje se encontra o espaço cultural da Cia. Lábios da Lua. Essas famílias foram chamadas de os  "invasores da Vila Planalto" (como foram denominados na edição  de 23 de julho de 1964 do jornal "Última Hora"). Sem muitos recursos, construíram suas casas  com pedaços de madeira (conhecidos como "sarrafo"- folhas de madeirite sobrepostas e pregadas). O nome-homenagem a essa origem sofrida serve como inspiração para vencer desafios por meio da arte, vencendo estereótipos negativos, mostrando que essa localidade tem presente e futuro promissores e merece acesso à cultura que se espraie pelo Gama e contagie as regiões administrativas ao redor.

Atividades

Oficinas de Gestão Cultural, Formação de Núcleo de Captação, Oficinas Teatrais,  Oficina de Música, Artes-Plásticas para a Infância ( quatro semanas de atividades lúdicas de artes plásticas para a primeira infância nas férias de julho), A Vila Encena (atrações da cena atual e artistas emergentes selecionados através de edital), "Sarau Julino da Vila Sarrafo" e "Sarau Natalino da Vila Sarrafo", Cineclube Vila Sarrafo (exibições de filmes produzidos no Distrito Federal, com a presença dos diretores) e Apresentações de Cenas de Peças(talento local com oito sessões de apresentações de cenas de peças do cenário do momento), compõem a programação de atividades que serão desenvolvidas durante o projeto.

Práticas Ambientais

O projeto fará Reciclagem Consciente, mantendo recipientes adequados para separação de lixo orgânico, plástico, metal, vidro e papel, incentivando todos os visitantes a fazerem sua parte na reciclagem. Além disso, ao selecionar grupos e artistas para utilizar o espaço nos chamamentos exclusivos do projeto Vila Sarrafo II, será concedida maior pontuação aos eventos (peças, shows ou exposições) que abordarem a sustentabilidade em suas obras, visando ser uma plataforma para ideias e expressões que promovam a consciência ambiental.

Lábios da Lua

Desde a sua fundação em 25/6/1992 , a Associação Lábios da Lua tem como objetivo o fomento a arte e a cultura, promovendo a cidadania e em sintonia com o meio ambiente, fazendo com que a sociedade tenha acesso à arte, bem como os artistas tenham acesso à sociedade, divulgando todas as formas de manifestações artísticas da região do Gama. O Espaço Cultural Lábios da Lua funciona na Quadra 4, lote 16, do Setor Sul do Gama, desde 10 de fevereiro de 2010.

Serviço:

O quê: Abertura com coquetel da Exposição de Artes Visuais Plásticas "Erupções Mentalísticas", de Fábio Xavier
Quando: sábado, 20 de abril, às 20h
Onde: Salão de Exposição da Associação Companhia Lábios da Lua (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul, no GAMA)
Esta atividade integra a  1ª Temporada da Programação Cultural Variada Especial Vila em Cena, do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo II, realizado com recursos do FAC-DF.  
Tudo aberto e gratuito
Informações no Instagram @cialabiosdalua






Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem