
Medida integra política para implementar educação étnico-racial
Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil | Edição:        Kleber Sampaio
      O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de        prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as        propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser        aplicados em todas as instituições de ensino do país - públicas e        privadas. A medida faz parte do desenho da Política Nacional de        Educação para as Relações Étnico-Raciais, que deve ser anunciada        no próximo dia 14.
      Ao todo, a política possui sete eixos, sendo um deles o        diagnóstico de monitoramento da implementação da Lei 10.639/2003,        que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e        cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica.
      O anúncio foi feito em meio a casos recentes de racismo em        unidades de ensino. Um deles ocorreu no dia 3 de abril, em        Brasília, quando alunos da Escola Franciscana Nossa Senhora de        Fátima foram hostilizados com xingamentos racistas por alunos do        Colégio Galois, durante uma partida de futsal válida pelo torneio        Liga das Escolas. Por causa do episódio, o Colégio Galois - escola        privada da capital federal - expulsou alguns dos envolvidos        identificados, sendo que outros pediram desligamento da        instituição.
      Outro caso que teve ampla repercussão foi denunciado pela atriz        Samara Felippo, que registrou boletim de ocorrência eletrônico        após sua filha, de 14 anos, ter sido vítima de racismo em uma        escola de alto padrão em São Paulo.
      Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no        registro da ocorrência a atriz mencionou que ofensas racistas        foram escritas em um dos cadernos da filha. O caso foi registrado        como "preconceito de raça ou de cor" e está sendo analisado pelo        14º Distrito Policial de Pinheiros, na capital paulista. O        episódio aconteceu na Escola Vera Cruz, no bairro de Pinheiros, e        duas alunas envolvidas foram suspensas pelo colégio.
      Uma pesquisa divulgada no ano passado mostrou que 71% das        secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para        atender a legislação.  Outro estudo divulgado este ano indica que        cerca de 90% das turmas de educação de creche e pré-escola ignoram        temas raciais.
      Para acelerar a implementação da Lei 10.639/2003, o MEC deve        anunciar um trabalho de fortalecimento das redes educacionais por        meio de um regime de colaboração e coordenação federativa. Estão        previstos incentivos financeiros, técnicos e simbólicos na        implementação da política nacional de educação das relações        étnico-raciais.
      Livros didáticos
      Segundo o MEC, uma comissão - formada pela Secretaria de        Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada,        Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)        e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - tem        produzido análises para aperfeiçoar editais do Programa Nacional        do Livro e do Material Didático (PNLD).
      Esse programa avalia e disponibiliza obras didáticas,        pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à        prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às        escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais,        municipais e distrital e também às instituições de educação        infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins        lucrativos e conveniadas com o poder público.
      Além dos livros didáticos, a política nacional a ser lançada        pelo MEC este mês deve dar destaque à publicação de livros        literários direcionados à temática étnico-racial.  
      "Uma outra preocupação do MEC em relação ao tema é a formação        docente. Entende-se que é necessário que se formem professores,        mas, também gestores e técnicos, afinal, os tomadores de decisão        no âmbito das escolas são atores importantes neste processo. Neste        sentido, o desenho de formação contempla todas estas dimensões",        informou o Ministério da Educação à Agência Brasil.
    



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