Bio Caldo - Quit Alimentos

Especialista dá dicas de como manter a imunidade fortalecida com a chegada do frio





O período de inverno no Hemisfério Sul iniciou na última semana e é nesse período do ano que há o aumento de doenças e contágio de vírus, resultado das temperaturas mais baixas. 

Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil, o período de inverno é menos chuvoso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que colabora com a baixa umidade do ar, aumentando os riscos de doenças respiratórias crônicas. 

O costume em ambientes fechados, devido ao frio, também contribui para o contágio de vírus, e algumas das doenças mais comuns durante o inverno são  resfriado, gripe,  pneumonia,  rinite alérgica,  sinusite, asma,  exacerbações de bronquite crônica e a enfisema pulmonar.

Para evitar infecções e agravamentos de doenças durante o período de frio, a alimentação regular saudável e o consumo de água adequado podem contribuir junto a atividades físicas, reduzindo o risco de doenças comuns durante o inverno.

“Estar em dia com os exercícios físicos, uma boa alimentação e o sono regular, vai preparar o corpo para o período de frio e seca. Esses fatores auxiliam nosso sistema imune a lidar com a carga viral alta que existe nesse período do ano. Esses hábitos funcionam como uma vacina natural, pois você pode até ter gripes e resfriados, mas estando em dia com hábitos saudáveis essas doenças serão mais brandas e a recuperação será mais rápida”, destaca o coordenador de Educação Física e Especialista em Treinamento Esportivo do Centro Universitário Estácio de Brasília, Prof. Lucas Tessutti.

O especialista ainda explica que na prática física durante o inverno, é necessário tomar algumas precauções, como o uso da vestimenta adequada, aquecimento pré-treino, observar sinais de desconforto ou hipotermia e ainda recomenda consultas médicas, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se a pessoa tiver condições médicas pré-existentes.

Já a alimentação durante os dias frios geralmente é mais calórica, devido a fome mais intensa e à sensação de sede reduzida, entretanto, é fundamental manter o corpo hidratado para garantir o funcionamento adequado do sistema digestivo, reduzindo o consumo excessivo de alimentos processados e açúcares refinados, optando por uma alimentação mais natural e saudável.

Dicas de exercícios para fazer em casa em dias de inverno

Existem várias opções de exercícios que podem ser realizados em casa, durante os dias de frio, Prof. Lucas Tessutti traz algumas sugestões:

Treino de força/cardio: utilize exercícios em circuitos, ou os bootcamps, HIITs, que trabalham exercícios simples com o próprio peso do corpo (não precisa de materiais), com tempos de estímulos curtos (20-60 segundos) e pausas passivas (parado) ou ativas (caminhando) que podem ter o mesmo tempo do estímulo! Esse tipo de treino consegue trabalhar a capacidade de força e ao mesmo tempo a capacidade cardiorrespiratória, ideal para quem não quer sair de casa.
Yoga ou Pilates: são métodos que trabalham mobilidade, flexibilidade e respiração, auxiliando na obtenção de um estado flow (meditativo), importante para enfrentar dias de estresse.
Alongamento: interessante realizar exercícios de alongamento que abranjam várias porções do corpo ao mesmo tempo, pois em dias de frio é comum ter a sensação que estamos com o corpo "travado", e exercícios como esse poderão ajudar a "soltar" as articulações, preparando para o dia que está por vir.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem