Bio Caldo - Quit Alimentos

RenovaDF: Transformação de espaços públicos e vidas no Distrito Federal


Programa de qualificação reconstrói e reforma equipamentos como praças e quadras enquanto promove a reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho


Por Ana Paula Siqueira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O programa RenovaDF, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), tem sido um divisor de águas para muitos moradores do Distrito Federal, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Além de revitalizar importantes espaços públicos como praças, quadras e parquinhos, o programa oferece capacitação profissional, reintegrando pessoas ao mercado de trabalho e proporcionando uma nova perspectiva de vida.

Valmiro de Oliveira Gomes, de 39 anos, é um dos milhares beneficiados pelo RenovaDF. Anteriormente em situação de rua, Valmiro agora vive na Vila Matias, em Taguatinga, junto com sua esposa e filha de oito meses. Recentemente, ele concluiu o curso de auxiliar de manutenção oferecido pelo programa. “Sempre trabalhei como ajudante, mas não tinha muita sabedoria sobre os serviços. Aqui consegui adquirir mais experiência”, relata Valmiro, que atualmente faz bicos na feira de Taguatinga enquanto busca uma oportunidade de trabalho formal.


A transformação de Valmiro e de muitos outros participantes do RenovaDF não se limita apenas à capacitação profissional. O programa também oferece um suporte financeiro essencial, com uma Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. Os alunos recebem ainda um kit uniforme completo e participam de aulas práticas que envolvem a recuperação de espaços públicos.



O RenovaDF é o maior programa de capacitação profissional do país, com cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). As aulas, que totalizam 240 horas distribuídas ao longo de três meses, fornecem noções básicas na área de construção civil e são realizadas em parceria com as administrações regionais.


Desde sua implementação em 2021, o RenovaDF já capacitou mais de 20,6 mil profissionais e recuperou 2,3 mil equipamentos públicos em todo o Distrito Federal. No segundo ciclo de 2024, 1,5 mil pessoas foram selecionadas para participar do programa, incluindo 300 em situação de rua. Em 12 de junho, mais de 1,1 mil alunos celebraram a formatura do primeiro ciclo de 2024.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destaca o impacto social do programa. “As ações mais significativas do RenovaDF são a atenção e a transformação que ele proporciona às pessoas mais vulneráveis. Muito mais que um programa voltado para o desenvolvimento econômico, ele é voltado primeiro para o desenvolvimento humano”, afirma Mendes.

Robson da Silva Soares, coordenador de Projetos do Senai-DF, reforça a abrangência do RenovaDF. “É um programa muito completo. Em único projeto são alcançados vários objetivos. Diversos espaços públicos já foram reformados por meio do RenovaDF, que qualifica profissionais de diversas áreas atuando na prática”, ressalta Soares.

O RenovaDF continua a ser uma iniciativa fundamental para a revitalização de espaços públicos e a transformação de vidas no Distrito Federal, promovendo a inclusão social e a capacitação profissional de seus participantes.
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem