Bio Caldo - Quit Alimentos

Inscrições abertas: Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos




Ampliada, a iniciativa do Instituto Yduqs em parceria com a Estácio permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita em novo módulo de ensino

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024. O programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário. Além disso, a iniciativa agora contempla dois módulos, permitindo que os alfabetizandos possam fortalecer ainda mais os conhecimentos adquiridos. As inscrições para o segundo semestre podem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio do link: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou em um dos 15 campi da Estácio participantes.

A edição do primeiro semestre de 2024 marcou a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional, em que os estudantes têm a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. O módulo II foi elaborado para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir de agora, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliou significativamente a atuação do Programa, atendendo também ao público que se enquadra como analfabeto funcional, independentemente da participação no módulo inicial. Além disso, a edição do segundo semestre expande geograficamente o programa, incluindo a unidade da Estácio em Teresina, no Piauí.

“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.700 alfabetizados. No primeiro semestre de 2024, lançamos o módulo II, que irá atender também aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita. Neste segundo semestre, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em Teresina - PI, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.

A iniciativa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como madrinha. Ao longo de seis anos, o programa já atendeu 1.700 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno de 15 campi de ensino da Estácio, localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

Metodologia específica - Módulos I e II

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, no módulo I permite que os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita. Cada módulo do programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.

*Do sonho à alfabetização*
Evaldo Fontenele Ramos, 50 anos, mestre de obra; Érika Silva Ramos; aluna de pedagogia e voluntária do Programa; e Isabela Ramos, 19 anos, frequentando ensino médio –  Taguatinga –  DF   
A família do Evaldo frequenta juntos as aulas do Programa de Alfabetização de jovens e Adultos. Partiu da Érika, aluna de pedagogia e voluntária do Programa, inscrever o próprio pai. Evaldo contou que estudou apenas até os 8 anos, que precisou ajudar a família mas que sentia muita falta de frequentar a escola. Pai de 5 filhos, sempre incentivou os estudos, tanto que também levou a Isabella, de 19 anos, para ter reforços e práticas nas aulas. Em sua fala, ele reforça a importância da socialização, do pensamento crítico e traz consigo muito entusiasmo pela leitura. Contou que pretende seguir nas aulas com sua família. 

Analfabetismo no Brasil

Segundo o IBGE, em 2022, havia no país 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, das quais 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Ou seja, a taxa de alfabetização foi 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi 7,0% deste contingente populacional. Apesar da queda de 9,6% para 7,0% em 12 anos, infelizmente, o analfabetismo ainda é um obstáculo para o combate às desigualdades e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.


Serviço:

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao

*As inscrições para as novas turmas do 2º semestre de 2024 estão abertas até o dia 31 de julho*

Confira a lista abaixo dos 15 campi da Estácio em que o Programa é ofertado:

Sudeste - Rio de Janeiro

1. Estácio Via Brasil (Zona Norte do Rio) - Endereço: Rua Itapera, 500 - Irajá.

2. Estácio Ilha do Governador (Zona Norte do Rio) -Endereço: Estrada do Galeão, 6.774 - Shopping Aldeya Bay Mall.

3. Estácio Nova América (Zona Norte do Rio) – Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Shopping Nova América Outlet - Del Castilho.

4. Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste) – Endereço: Rua André Rocha, 838.

5. Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 - Centro de Nova Iguaçu.

6. Estácio Queimados (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Doutor Eloy Teixeira, 165,2º Andar – Centro.

7. Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana) – Endereço: Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara.

8. Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Major Correia de Melo, 86.

9. Estácio Teresópolis (Região Serrana) – Endereço: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.

Sudeste – São Paulo

10. Estácio Carapicuíba – Endereço: Av Francisco Pignatari,630 - Vila Gustavo Correia.

Nordeste

11. Estácio Natal – Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim – Natal.

12. Estácio Salvador (Campus Gilberto Gil, Bahia) – Endereço: Rua Xingu, nº 179 – Jardim Atalaia.

13. Estácio Teresina – Endereço: Av. dos Expedicionários, nº 790 – São João.

Região Norte

14. Estácio Amazonas (Campus Manaus Plaza) – Endereço: Av. Djalma Batista, 2100 - Chapada, Manaus - AM.

Centro-Oeste

15. Estácio Distrito Federal (Brasília / Taguatinga) – Endereço: St. G Sul Csg 9 Q Cs 9, 151 – Taguatinga.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem