Bio Caldo - Quit Alimentos

Abertura do XXIV Encontro de Advogados da União teve recorde de público e participação de autoridades dos três poderes

 O XXIV Encontro Nacional dos Advogados da União (ENAU) e o XIX Seminário Nacional sobre Advocacia de Estado, promovidos pela Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), receberam ontem (30/10) diversas autoridades em sua abertura oficial. Realizado no Enotel Porto de Galinhas, o evento deste ano já é recordista de participação entre todos os ENAUs realizados, consolidando-se como um dos mais significativos encontros da Advocacia Pública no Brasil.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A mesa foi composta pelo presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade; o vice-advogado geral da União, Flávio José Roman, representando o advogado geral da União, Jorge Messias; a secretária geral de Contencioso da AGU, Isadora Maria Belém Rocha Cartaxo de Arruda; o consultor geral da União, André Augusto Dantas Mota do Amaral; o procurador geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida; a secretária geral do Conselho da AGU, Clarice Costa Calixto; a advogada da União e conselheira do CNT, Daiane Nogueira de Lira; a presidente do TRT da 6ª Região, Nise Pedroso; e o presidente da OAB PE, Fernando Ribeiro Lins.


O advogado geral da União, Jorge Messias, enviou um vídeo em que destacou o impacto do trabalho da AGU para a sociedade brasileira. “Duas palavras sintetizam este momento: gratidão e esperança. Gratidão pelo trabalho de cada advogado da União, que, por meio de uma ampla agenda de acordos, promoveu economias significativas para a União, com pareceres sobre temas nacionais que pacificaram acordos com grande impacto social, como o acordo de Mariana e o dos Quilombolas. E esperança, pois este ENAU reafirma nosso compromisso com uma agenda de futuro, em que a inovação e a sustentabilidade são pilares da advocacia pública,” ressaltou Messias. Ele também reconheceu a importância do diálogo com o presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e o vice-presidente Tobias Morato, durante as negociações salariais, fortalecendo o avanço institucional e da carreira.


Clóvis Andrade, presidente da ANAUNI, abriu o evento destacando a alegria de sediar o ENAU em Pernambuco, seu estado de origem, e de apresentar as belezas naturais e a cultura local aos colegas de todo o país. Andrade também pontuou as conquistas de 2024 para a carreira e os novos avanços institucionais. “Este ano foi especialmente desafiador, mas, com dedicação e esforço, conquistamos vitórias importantes. Conseguimos um acordo salarial que atenua os impactos da inflação dos últimos anos, além da contratação de 230 novos advogados da União. Esses resultados refletem o compromisso da nossa categoria com o interesse público e o fortalecimento da instituição” pontuou. “O ENAU é o ambiente propício para renovar o compromisso com todas as nossas lutas e com os ideais que fortalecem a coesão da nossa carreira,” concluiu Andrade.


Com o tema central “Sustentabilidade e Inovação Tecnológica na Advocacia Pública,” o ENAU 2024 traz uma programação ampla que inclui painéis e oficinas. Entre os temas abordados estão inteligência artificial, meio ambiente, soluções consensuais de conflitos e outros relevantes temas na advocacia pública.


A programação segue até o dia 3 de novembro e inclui uma Conferência Magna, a ser ministrada pelo professor Paulo Affonso Leme Machado, especialista em Direito Ambiental, além de diversos painéis que reúnem autoridades e especialistas em advocacia pública.


O encontro nacional conta com o patrocínio de empresas e instituições como Vale, Banco Master, Suape, Resolve, Cartórios de Protesto BR, CENPROT, Ipiranga, Instituto Combustível Legal, Sigma Lithium, Banco do Nordeste, CAIXA e Governo Federal.


Serviço

Encontro Nacional dos Advogados da União – XXIV ENAU

Data: 30 de outubro a 3 de novembro de 2024

Local: Enotel Porto de Galinhas

Site: www.enau.org.br 

Site: www.anauni.org.br

Instagram: @anauniagu


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB