Jair Bolsonaro, durante Reunião bilateral com Donald J. Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (Osaka - Japão, 28/06/2019) - Foto: Alan Santos/PR |
O ex-presidente pediu ao STF permissão para a viagem e a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça
O ex-presidente do Jair Bolsonaro (PL) solicitou formalmente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permissão para comparecer à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro em Washington. Além disso, Bolsonaro pediu a devolução de seu passaporte, que está retido pela Justiça. As informações são do jornal O Globo.
"Diante do exposto, requer-se, com o mais elevado respeito, a concessão da autorização – e a consequente entrega do Passaporte – ao Peticionário para, no período compreendido entre 17/01/2025 e 22/01/2025, realizar viagem aos Estados Unidos da América, com a finalidade de participar dos episódios acima apontados, notadamente a posse do Presidente Donald J. Trump, o qual reveste-se de singular importância histórica e diplomática, reafirmando-se sua plena disposição em colaborar com o curso regular das investigações. Por fim, requer-se a juntada dos documentos em anexo, inclusive o substabelecimento com reservas de poderes", diz a petição.
Na quarta-feira passada, Bolsonaro anunciou que foi convidado para a posse de Trump. Em uma publicação na rede social X, ele expressou sua "grande honra" em ter recebido o convite e mencionou que já havia solicitado a liberação de seu passaporte ao STF.
Entretanto, o ex-presidente enfrenta restrições para deixar o Brasil, uma vez que seu passaporte foi retido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, em meio a investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e sua ligação com os eventos de 8 de janeiro.