BRB
BRB

Celebração histórica reúne cerca de 200 convidados em homenagem à democracia e à cultura brasileira

 Uma noite prestigiada marca o lançamento da edição comemorativa da Cachaça Doutor Ulysses, celebrando 40 anos da transição democrática, no Brasília Palace, com a presença de autoridades, empresários, intelectuais e imprensa

                                  

Nesta terça-feira (29), o Restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel, foi palco de um evento memorável que celebrou a memória de Ulysses Guimarães e os 40 anos da transição democrática no Brasil. O lançamento da Cachaça Doutor Ulysses – Edição Comemorativa reuniu cerca de 200 convidados em um ambiente de simbolismo, sofisticação e diálogo entre passado e presente.


Idealizada por Hugo Studart — jornalista, historiador e agora mestre cachaceiro à frente da Casa Studart, de Pirenópolis — a cachaça foi concebida como um tributo à liderança firme e agregadora de Ulysses Guimarães. “Precisamos resgatar o espírito de Ulysses como inspiração para superar esses tempos sombrios”, declarou Studart durante o evento.


O senador Hugo Napoleão foi o orador oficial da noite, com um discurso que emocionou os presentes ao relembrar os bastidores da transição democrática. Também fizeram uso da palavra o empresário Paulo Octavio, que destacou a importância da memória democrática e da valorização da cultura nacional; o presidente da Fundação Ulysses Guimarães no DF, ex-governador Tadeu Filippelli; e o ministro Marco Aurélio Mello.


Entre as autoridades presentes, o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado; o deputado federal Pauderney Avelino; o secretário de Relações Institucionais do DF, deputado distrital Agaciel Maia; o superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano; a presidente do Sebrae-DF, Rose Rainha; a presidente do Brazilian Convention Bureau, Cláudia Maldonado; o ex-senador Valmir Campelo e a deputada Constituinte Moema São Thiago.


Jornalista e personalidades do meio jurídico e cultural, também marcaram presença, como a jornalista Eliane Cantanhêde, a atriz Marianne Vicentini, a juíza Luciana Rocha e o arquiteto Paulo Niemeyer, presidente do Instituto Niemeyer. Também estavam entre os convidados o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Jose Theodoro Menck, e o diretor jurídico, Max Telesca, a consultora de imagem Romaly de Carvalho e o empresário Paulo Gontijo. Ainda: José Sampaio de Lacerda, presidente da Casa do Ceará, o cientista político Paulo Kramer e a artista plástica Rose Ornellas, além da Secretária-Geral da Academia de Letras de Brasília, a escritora Ena Galvão.


O evento contou com cobertura da imprensa e foi seguido por um coquetel, além de uma mesa de frios assinada pela queijaria Dona Aroeira e a Charcutaria do Gaúcho — ambas integrantes do programa RuralTur. O ponto alto da noite foi a degustação da Cachaça Doutor Ulysses, que impressionou os convidados pela elegância e complexidade. 


Produzida artesanalmente na Casa Studart, a cachaça passou por dupla destilação em alambique de cobre, cinco etapas de filtragem e aeração, e um envelhecimento de 12 anos em barris de carvalho americano novo. O resultado é um destilado de alta licorosidade, frutado marcante e retrogosto persistente. Foram engarrafadas apenas 206 unidades, tornando essa edição uma verdadeira raridade.


Na mesma ocasião, foi lançado o projeto Rota da Cachaça – Do Alambique às Boas Mesas, liderado por Fernando Mesquita, presidente do RuralTur. A iniciativa propõe o fomento ao turismo de experiência por meio de duas rotas: a primeira percorre as cachaçarias do Lago Norte, Fercal e Rajadinha; a segunda segue de Alexânia a Pirenópolis, destacando a riqueza da produção artesanal local. Prestigiaram o lançamento da Rota da Cachaça todos os produtores do DF e região, o presidente da Confraria da Cachaça do Brasil, Orfeu Maranhão, e Andréa Gerk, maior autoridade do setor do Ministério da Agricultura.


A escolha do Brasília Palace Hotel — obra-prima modernista de Oscar Niemeyer — reforçou o simbolismo da noite. Já cenário de grandes momentos da política brasileira, o espaço recebeu agora um evento que reafirma os valores democráticos e a excelência da cultura nacional. Mais que um lançamento, a noite foi um manifesto em defesa da memória, da brasilidade e da qualidade artesanal.


Serviço

Cachaçaria Casa Studart

Instagram: @casastudart

Site: www.casastudart.com.br


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB