Projeto Trakinagem realiza nova edição em Uberlândia com exibição de curtas produzidos por jovens da periferia

 


Crianças e adolescentes participam de oficinas de audiovisual em seis comunidades da cidade. Exibições dos curtas seguem até novembro, com entrada gratuita. 

Mais de 150 crianças e adolescentes de Uberlândia estão participando da edição 2025 do Projeto Trakinagem, iniciativa que utiliza o cinema como ferramenta de expressão e cidadania em comunidades periféricas da cidade. A nova edição, que teve início em agosto, é realizada pela produtora O Sopro do Tempo, com patrocínio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e leva oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, culminando na produção e exibição de curtas-metragens de ficção, criados pelos próprios participantes. 

As oficinas estão sendo realizadas em seis instituições: Centro de Formação Comunitário São Francisco de Assis, que integra os Projetos Sociais Estação Vida; ADVEM – Associação Desenvolvendo Vida e Missão; Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente; Comunidade Vida; Missão Esperança; Centro de Formação e Espaço Social Monte Alverne, vinculado à CCAU Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia. 

Ao final de cada oficina, dois curtas são produzidos, resultando em 12 filmes com duração entre 3 e 5 minutos. As obras abordam temas atuais e sensíveis, como ecologia, feminismo, consciência negra, combate à fome, solidariedade e desigualdades sociais sempre sob o olhar e a voz dos próprios jovens.   

Imersão criativa

Cada oficina conta com 8 encontros semanais de 3 horas, totalizando 24 horas de imersão em cinema. Os participantes passam por todas as etapas do processo criativo da construção de roteiro à filmagem, da edição à exibição vivenciando o cinema como linguagem e como forma de expressão de suas vivências, lutas e sonhos. “É um projeto que estimula o pensamento crítico, a colaboração e o protagonismo juvenil. Os participantes vivem de forma intensa todas as fases da produção de um filme, com orientação técnica, mas sempre valorizando suas próprias vivências e pontos de vista”, explica o instrutor do Trakinagem, Cristiano Barbosa. 

As exibições são gratuitas e abertas ao público, promovendo um momento de celebração, pertencimento e reconhecimento para os participantes. "A ideia é proporcionar aos jovens realizadores a experiência de serem reconhecidos e aplaudidos pelo público local. Esperamos cerca de mil espectadores nestas quatro primeiras exibições”, conclui Barbosa. 

Confira as datas das exibições:

 

30 de setembro (terça) - 20h

TICOTERua Ásia, 763 – Bairro Tibery

 

2 de outubro (quinta) - 20h

ADVEMAv. Orlandina Ondina, 1353 – Bairro Jardim Califórnia

 

3 de outubro (sexta) - 15h40

Escola Municipal Shopping Park (filmes produzidos pelos alunos do Estação Vida) Rua Ivete Cordeiro da Silva, 450 – Bairro Shopping Park

 

9 de outubro (quinta) - 15h40

Escola Municipal Leoncio (filmes produzidos pelos alunos do CCAU) Rua do Engenheiro, 416 – Bairro Planalto

 

**Outras sessões estão previstas para novembro, com as instituições que ainda estão concluindo o ciclo de oficinas.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB