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Expectativa é de
um fim de ano aquecido e de bons resultados para o comércio local.
Neste fim de ano, o clima de compras promete movimentar como
nunca o comércio de Uberlândia. A combinação de clientes dispostos a
presentear, maior circulação nas lojas e expectativas otimistas dos empresários
desenha um período de forte aquecimento para o varejo local. O
levantamento realizado pela CDL Uberlândia durante o mês de novembro mostra
tendências claras e já antecipa como será o ritmo das ruas, shoppings e canais
digitais.
A sondagem revela que 94% dos entrevistados pretendem
presentear neste Natal, indicador que confirma a força do consumo sazonal.
Entre os consumidores, 48% planejam comprar até três
presentes, enquanto 40% afirmam que devem adquirir de quatro a seis itens.
Apenas 12% almejam comprar mais de seis presentes, demonstrando um
comportamento de consumo moderado, porém consistente.
As categorias de produtos mais procuradas também foram
destacadas pelo levantamento. Roupas e calçados aparecem em primeiro lugar na
preferência, escolhidos por 68% dos entrevistados. Em seguida, 57% planejam
comprar perfumes, cosméticos e itens de beleza. Produtos alimentícios como
panetones, chocolates e vinhos têm a intenção de compra de 39% dos
respondentes, 38% pretendem adquirir brinquedos e 38% buscam acessórios. Livros
aparecem na escolha de 25% e itens personalizados ou artesanais somam 23%, indicando
um crescimento no interesse por presentes mais afetivos e exclusivos.
O orçamento destinado à data também foi medido. Para 49%, os
gastos totais devem ficar entre R$ 101 e R$ 300. Outros 25% pretendem
desembolsar de R$ 301 a R$ 600, 10% devem gastar de R$ 601 a R$ 1.000, outros
10% limitarão seus gastos a até R$ 100, enquanto 6% afirmam que irão
ultrapassar R$ 1.000 em aquisições.
Na comparação com 2024, 41% disseram que irão gastar mais
neste ano, 30% devem manter o mesmo nível de despesas e 29% estão reduzindo o
orçamento.
Quando se analisa o ticket médio por presente, 41% afirmam
que o valor deve ficar entre R$ 51 e R$ 100. Para 29%, o gasto não deve
ultrapassar R$ 50, enquanto 24% estimam investir entre R$ 101 e R$ 200 por
item. Apenas 6% pretendem gastar mais de R$ 200 por presente.
O estudo também mostra o comportamento dos consumidores
quanto ao período e aos canais de compra. A maior parte, 62%, deve realizar
suas compras no início de dezembro, enquanto 24% deixam para as duas últimas
semanas que antecedem o Natal e 14% se anteciparam ainda em novembro.
Em relação ao local de compra, 35% afirmam comprar com mais
frequência online no período natalino. Por outro lado, 32% preferem o comércio
de rua, 17% optam por shopping centers e 16% escolhem lojas de bairro.
Os entrevistados também foram questionados sobre fatores que
desanimam a experiência de compras de fim de ano. Entre os principais motivos
citados estão os preços altos, mencionados por 48% dos entrevistados, e as
filas longas, apontadas por 24%. Lojas lotadas foram citadas por 14%, a falta
de opções de produtos por 10% e a dificuldade de estacionamento por 4%. Já na
análise do que mais influencia sua decisão, as promoções e descontos aparecem
como o principal fator, citados por 40%. Em seguida vêm o preço, com 21%, o
horário estendido de atendimento, com 17%, a qualidade dos produtos, com 12%, o
atendimento, com 6%, e, por fim, indicações de amigos e facilidade de
pagamento, ambos com 2%.
“O conjunto de dados revela um consumidor disposto a manter
a tradição natalina, atento aos preços, mas ainda motivado por ofertas,
variedade e conveniência. Com a maior parte das compras concentrada em dezembro
e um orçamento reforçado pelo 13º salário, surge uma oportunidade para as
empresas superarem os resultados do ano, desde que se planejem para atender às
expectativas dos clientes”, destacou a superintendente da CDL, Lécia de
Queiroz.
Além das intenções dos consumidores, a entidade realizou uma
enquete entre os empresários para mapear a previsão de funcionamento do
comércio durante o período festivo.
Na véspera do Natal, 56% dos estabelecimentos devem seguir o
horário comercial tradicional, enquanto 22% pretendem estender o expediente até
as 21h, 11% até as 20h e outros 11% até as 19h. Após o Natal, dia 26,
sexta-feira, 67% afirmam que trabalharão em horário normal e 33% encerrarão as
atividades às 19h.
Para a véspera do Ano Novo, 43% dos empresários devem manter
o horário comercial regular, enquanto 29% planejam funcionar até as 19h, 14%
até as 21h e outros 14% até as 20h. Já no período após o Ano Novo, dia 02 de
janeiro, sexta-feira, a maioria (86%) seguirá o horário comercial padrão,
enquanto 14% devem trabalhar até as 20h. Esses dados mostram que o comércio
busca se adaptar ao fluxo, equilibrando conveniência, demanda e logística no
período mais movimentado do ano.
CDL promove iniciativas para impulsionar o varejo no fim
de ano
Além do tradicional levantamento de Natal, a entidade
trabalha com duas ações simultâneas: a ação VITRINE ILUMINADA e o reforço da
campanha PRESENTE DA SORTE.
VITRINE ILUMINADA é uma oportunidade estratégica para que os
empresários aumentem significativamente sua visibilidade durante o período
festivo. A dinâmica é simples: ao decorar sua vitrine e postar a foto no
Instagram marcando o perfil da CDL, o empresário terá a imagem do seu negócio
repostada tanto pela entidade quanto pelo canal CDL Mídia.
Já o PRESENTE DA SORTE, que chega à sua 5ª edição, ganha
ainda mais destaque no fim do ano.
A campanha, com forte adesão do público e resultados
consistentes, acontece durante todo o ano e é totalmente gratuita para
associados CDL. Os clientes que compram nas empresas associadas concorrem
continuamente a prêmios, como bicicletas elétricas e vales-compra de R$ 500.
“Todas essas iniciativas estimulam o consumo, aumentam o movimento nas lojas e
fortalecem o relacionamento com os clientes”, finaliza Lécia.




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