Levantamento CDL: 84% dos consumidores devem comprar na Black Friday

     

A Black Friday já se consolidou como um dos momentos mais aguardados do calendário de consumo, movimentando bilhões em vendas e atraindo milhões de brasileiros em busca de descontos. Mais do que uma simples data promocional, ela se tornou um verdadeiro termômetro do comportamento do consumidor, revelando tendências, preferências e estratégias de compra.

Neste ano, os dados coletados pela CDL Uberlândia mostram que 84% dos entrevistados pretendem aproveitar a data para economizar, e as expectativas são altas!  Entre eles, 55% esperam descontos entre 41% e 60%, 26% buscam reduções acima de 60%, 15% apostam em descontos de 21% a 40% e apenas 4% mantêm uma visão mais cautelosa, aguardando ofertas entre 10% e 20%.

Quanto ao valor médio estimado das compras, 41% devem gastar entre R$ 500 e R$ 1.000, 33% até R$ 500, 20% entre R$ 1.000 e R$ 3.000 e 6% acima de R$ 3.000. A expectativa é que os consumidores adquiram de 1 a 3 produtos (59%), de 3 a 5 itens (24%) ou mais de 5 (17%).

 

Os segmentos mais buscados neste período são: moda (68,5%), produtos de beleza (51,9%), eletrônicos (44,4%), casa e decoração (31,5%), eletrodomésticos (24,1%), alimentos e bebidas (22,2%) e viagens (11,1%).

 

Consumidores buscam compras mais seguras na Black Friday

O entusiasmo pelas ofertas vem acompanhado de cautela: o medo de fraudes se tornou um fator decisivo no comportamento de compra durante a Black Friday. O levantamento aponta que as principais preocupações são as fraudes online (46%), seguidas por produtos de baixa qualidade (24%) e falta de estoque (21%). Além disso, 34% dos respondentes afirmaram já ter tido uma experiência negativa na data.

“Muitos consumidores ainda associam a Black Friday aos casos de ‘falsos descontos’, em que o preço é aumentado dias antes para depois ser reduzido artificialmente, criando a sensação de promoção. Vale destacar também os golpes digitais, como sites falsos, links suspeitos e ofertas irresistíveis enviadas por e-mail ou redes sociais. Por isso, é importante verificar a reputação das lojas, conferir o histórico de preços, utilizar meios de pagamento seguros e desconfiar de ofertas ‘imperdíveis’ que parecem boas demais para ser verdade. Essa atenção redobrada mostra que, além da busca por economia, a segurança se tornou um fator decisivo no comportamento de compra durante a data”, explicou a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia de Queiroz. 

Compras online lideram a preferência dos consumidores na Black Friday

As lojas online concentram a preferência da maior parte do público (41%), enquanto as compras presenciais foram apontadas por 13%. Já 41% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços em ambos os canais.

“As plataformas digitais ganham a atenção do consumidor neste período porque permitem a comparação de preços entre diferentes varejistas em segundos. Outra estratégia comum e bem-sucedida nos canais online é a utilização de cupons e códigos promocionais”, afirmou a executiva.

Ela também destacou que, durante a Black Friday, a concorrência no mercado online atinge seu auge, e por isso é essencial que as empresas reforcem sua presença digital.

“Estar bem posicionadas nas redes sociais, sites e plataformas de vendas aumenta a visibilidade da marca, atrai novos clientes e potencializa as conversões. Além disso, consumidores estão cada vez mais conectados e pesquisam preços, avaliações e promoções antes de comprar — o que significa que uma presença digital forte e estratégica pode ser o diferencial entre vender muito ou passar despercebido”, completou. 

Presença online é destaque em capacitação da CDL para o fim de ano

Para fortalecer as estratégias digitais das empresas neste fim de ano, a CDL Uberlândia realizará gratuitamente mais uma Feira de Oportunidades, que contará com a palestra “Mídias Sociais e Influência Digital”, ministrada pelo TEDx Speaker, LinkedIn Top Voice e especialista em Marketing Digital Cristiano Santos.

A entrada será 1 kg de alimento não perecível, e as inscrições podem ser feitas aqui. 

Black Friday também deve movimentar o consumo em Minas Gerais

O movimento é otimista também em âmbito estadual. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a maioria dos mineiros (43,9%) pretende aproveitar a oportunidade para antecipar suas compras, e 67,1% dos consumidores do estado afirmaram que vão aumentar o consumo durante o período da Black Friday.

“Essa é uma data que ganhou força no Brasil, tendo em vista a oportunidade de comprar com bons descontos. Isso tem refletido na antecipação das compras natalinas, reforçando o papel estratégico da Black Friday para o varejo. Assim como os consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para ampliar o faturamento e reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, analisou Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG.

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