Bio Caldo - Quit Alimentos

Limpeza das bocas de lobo na Asa Sul está mais rápida

Em dois dias, metade do serviço foi concluída. Equipes da Novacap encontraram menor quantidade de entulho nos bueiros das tesourinhas

Foto: Olivar de Matos.

Em dois dias os trabalhadores concluíram metade do serviço de limpeza das bocas de lobo nas tesourinhas da Asa Sul. As ações de desobstrução dos bueiros partiram das quadras de final 1 e 2 na terça-feira (29) e seguiram pela 7 e 8 já no dia seguinte. Nesta quinta-feira (1º), equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) atingiram a 9 e a 10. A previsão de término é no início da semana que vem.

De acordo com a companhia, três fatores favoreceram a maior rapidez em relação à Asa Norte, na qual a duração do trabalho ultrapassou duas semanas. Um deles foi começar pelas quadras iniciais e não pelas finais. A Novacap justifica que o deslocamento de maquinário demandaria muito tempo. Outra causa favorável foi a melhora na umidade relativa do ar. Com isso, a jornada de trabalho pôde ser estendida até as 16 horas. Na Asa Norte, com o clima excessivamente seco, os funcionários paravam às 14 horas.

Por fim, há quantidade menor de lixo nos bueiros da Asa Sul. Não existe ainda um balanço comparativo entre as localidades, mas as equipes afirmam ter encontrado menos entulho nesta etapa. São dez funcionários e três caminhões nas ruas: um de desobstrução, um caminhão pipa e outro para recolher o lixo. O processo também é manual e conta com um cavador e uma mangueira a jato.

Trânsito
Durante a ação, a Novacap tem apoio do Departamento de Trânsito (Detran) para o fechamento das vias. O trabalho geralmente ocorre entre as 8 e as 16 horas, porém, à medida que os serviços são concluídos, as pistas são liberadas. Os motoristas devem buscar vias alternativas para evitar engarrafamentos.

A retirada de dejetos das galerias subterrâneas começou em 14 de setembro. A operação é feita sempre antes do período chuvoso para diminuir o acúmulo de entulho — o que pode entupir os bueiros e, consequentemente, provocar alagamentos. O cidadão pode informar sobre bueiros que precisam ser limpos diretamente nas administrações regionais ou no Disque Novacap, pelo telefone 3403-2626.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem