Bio Caldo - Quit Alimentos

Enem digital: simulados on-line são boa alternativa para estudante se familiarizar com novo formato de prova

 

Créditos: Divulgação


Edição digital do Enem 2021 acontece na mesma data do exame tradicional; estudantes que optarem pela versão on-line devem se preparar para não perderem tempo no dia da prova por falta de adaptação com a ferramenta


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem passado por uma série de mudanças e a versão digital é uma delas. Na prova on-line, o estudante resolve as questões em um computador – e não mais no caderno impresso, como na versão tradicional. A inovação tecnológica tem como objetivo trazer praticidade, economia e sustentabilidade, com a redução de papel e de custos de impressão dos cadernos de prova. A expectativa é que, até 2026, o Enem seja 100% on-line. O Inep, órgão responsável pela organização e aplicação das provas, já anunciou que em 2021 a edição digital do exame será realizada nos  mesmos dias da versão impressa, em 21 e 28 de novembro, e terá as mesmas questões e tema da redação.

O Enem Digital 2021 vai permitir a inscrição de 101.100 candidatos, a mesma quantidade da edição anterior. O estudante que optar por esse formato de prova deve tomar alguns cuidados extras, além da preparação em relação ao conteúdo que deve ser estudado e à rotina de estudos para se sair bem no exame.  De acordo com o coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, por se tratar de uma prova que será resolvida em uma plataforma virtual, é importante que o estudante não deixe para aprender como funciona a ferramenta enquanto faz a prova. "Apesar de sabermos que a plataforma utilizada é bem intuitiva e de fácil manuseio, nossa recomendação é que todos tentem se adaptar para não haver desperdício de tempo na hora do exame.”

Segundo o educador, uma alternativa interessante para os que preferem fazer a prova digital é aproveitar o período de preparação para realizar simulados on-line. "O aluno que já fez alguns simulados em plataformas digitais semelhantes à do Enem acaba tendo a vantagem de estar mais familiarizado com as ferramentas digitais e com a forma de resolver as questões, ganhando, inclusive, tempo para o que realmente importa: o raciocínio na interpretação correta dos enunciados e na obtenção da resposta correta. O tempo é um elemento muito importante para o estudante na realização do exame. Se ele ganhar tempo por estar acostumado com a plataforma, isso pode acabar sendo decisivo", acrescenta Nicolazzi.

O Sistema Positivo de Ensino utiliza uma plataforma bastante semelhante à do Enem e aplica simulados para mais de 500 mil alunos das escolas conveniadas em todo o Brasil. Ao longo do ano, até a data do exame, haverá mais três simulados que seguem o modelo Enem, tanto na elaboração das questões como na correção, o que permite ao aluno conhecer a sua nota da mesma maneira que ela é calculada no próprio Enem. "Para aqueles que se decidirem pela prova digital, essas serão boas oportunidades de treinar a resolução das questões de forma on-line", destaca o especialista.

Resolução da prova digital, Inep explica como funciona

O próprio Inep divulgou, para a edição de 2020 da prova digital, um vídeo tutorial com instruções sobre como realizar a versão on-line do Enem. Na lateral esquerda da tela, os inscritos têm acesso aos itens "Participante" (com dados pessoais), "Instruções", "Mapa de Questões", "Rascunho", "Pausar", "Abandonar" e outras funções internas que permitem sinalizar questões para voltar depois e responder ou analisar a resposta.

Para começar as resoluções, o estudante deverá inserir a chave de acesso pessoal, que será fornecida pelo chefe de sala. Essa chave também servirá para pausar a prova, caso o participante tenha a necessidade de ir ao banheiro. O tempo gasto com essas saídas não será acrescido ao final da prova. O horário de aplicação é fixo: de 5h30 no primeiro dia de exame e 5h no segundo. A chave também será necessária para finalizar a prova. Durante a aplicação, também é possível, por meio do "Mapa de Questões", visualizar as alternativas que já foram respondidas e as sinalizadas.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem