Detran DF

 

Mentes de Esperança trabalha saúde mental, auto-estima e empreendedorismo em atividades semanais


O grupo em formato terapêutico é exclusivo para o sexo feminino e trabalha, além de outros temas, o da violência doméstica


A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocou o aumento da violência doméstica contra mulheres no Brasil em 2020, de acordo com dados divulgados pelo governo. 


O país registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulher no ano passado. 


Com o intuito de auxiliar mulheres que sofrem violência doméstica, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) de Maceió, Alagoas, criou o projeto “Mentes de Esperança”. 


O grupo em formato terapêutico é exclusivo para o sexo feminino e trabalha, além de outros temas, o da violência doméstica, que é uma realidade presente na maioria das integrantes. 


As atividades ocorrem todas as quartas-feiras, às 18h, e duram aproximadamente 90 minutos. O local também recebe crianças, filhas das participantes, que são assistidas por uma equipe especializada enquanto as mães estão no grupo. Todos recebem um lanche durante as atividades.  


A psicóloga e coordenadora do projeto, Joceline Oliveira, explica que a iniciativa trabalha a promoção da saúde mental e apoio psicológico  para pessoas que de outra forma nunca teriam acesso a esse tipo de assistência. “É um momento onde essas mulheres têm acesso a informações sobre saúde mental, auto-estima e até mesmo empreendedorismo. Elas falam de seus projetos de vida, que muitas vezes não são praticados por medo do que os outros vão falar ou fazer”, explica a líder. 

O Mentes de Esperança tem ênfase na psicoeducação, mudança de atitudes e promoção de relacionamentos mais saudáveis na comunidade em que as mulheres participantes vivem. 

O local também recebe crianças, filhas das participantes, que são assistidas por uma equipe especializada enquanto as mães estão no grupo. Todos recebem um lanche durante as atividades.  



Share To:

Redação

Comentar:

0 comments so far,add yours

Comentários ofensivos serão deletados.