Bio Caldo - Quit Alimentos

Tecnologia, bom gosto e um toque de futurismo: a tendência das cozinhas high techs

 


Cozinha high tech - Empreendimento Epic (Curitiba, PR)
Divulgação A.Yoshii

As inovações de alta tecnologia não se resumem às TVs, computadores, tablets e celulares e invadem o coração da casa: as cozinhas estão inteligentes e automatizadas

As tendências de decoração para 2022 reúnem diversas novidades para os cômodos do lar: minimalismo, design biofílico, uso de matéria-prima orgânica e natural e a valorização da estética comfy, aconchegante e prazerosa. Na contramão das escolhas que têm prevalecido quando o assunto é decoração e design de interiores, as cozinhas estão à frente do seu tempo e apresentam invenções tecnológicas surpreendentes que aliam design, eficiência e rapidez.

As casas inteligentes são uma realidade em expansão há anos. A automação residencial tem por finalidade facilitar a rotina, auxiliar em pequenas atividades do dia a dia e promover soluções para os moradores de forma rápida, eficiente e confortável. Muito além de cortinas que abrem com comando de voz, luzes que acendem e apagam com um estalar de dedos e cômodos interligados e conectados com a websfera, a alta tecnologia conquista agora o espaço mais necessário: as cozinhas. Afinal, quem não gostaria de colocar a mão na massa com uma ajudinha extra? 

Muito próximo do imaginário "Os Jetsons" 

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) em 2020 revelou que existem de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes no Brasil. Para compreender o crescimento dessa tendência, em 2015 esse número era próximo de 300 mil apenas. Para começar a modernizar a cozinha de casa, a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, preparou algumas dicas. 

  • Eletrodomésticos inteligentes

Muito além das assistentes virtuais, os eletrodomésticos smart promovem um verdadeiro ecossistema interligado, no qual todos os itens da cozinha estão conectados em rede. “As novidades são incríveis. Hoje nós temos geladeiras que avisam o que está em falta, fornos com timer que desligam quando o alimento está pronto e, ainda, que conseguem realizar diferentes preparos simultaneamente, fogão que corta o gás em casos de escape, funções autolimpantes, trituradores de lixo para mais higiene, torneiras com sensor de movimento para não sujá-las com as mãos, coifa embutida no móvel. É como ter a sua cozinha sob o seu controle”, conta Andressa. 

A tecnologia caminha no sentido de criar eletrodomésticos com memória interna, capazes de informar quais alimentos estão prestes a vencer ou aqueles congelados há mais tempo. O mercado, inclusive, já oferece geladeiras equipadas com sistemas de circulação diferenciada de ar nos diferentes compartimentos, que mantém os níveis de temperatura e umidade constantes e evita a mistura de sabores e odores. 

“As novidades são surpreendentes! Por exemplo, entre as variadas propostas de fornos existentes no mercado, as soluções tecnologicamente mais avançadas já oferecem cozimento a vácuo. Outra tendência é o cozimento por ondas eletromagnéticas que regulam e se adaptam à consistência e ao tipo de alimento”, complementa a arquiteta. 

  • design acompanha o modernismo

design é aliado e reverbera a alta tecnologia. Para isso, as cozinhas high techs investem em móveis e decoração com linhas sutis e limpas, prezando pelo minimalismo e elegância, e respeitando a ergonomia dos espaços. Inclusive, ao projetar o design da cozinha, é importante considerar os utilitários previamente já que muitas marcas têm optado por aparelhos e louças escondidas, em um estilo compacto e clean. “Vemos cada vez mais portas automáticas, deslizantes ou de toque. A cozinha do decorado do empreendimento Epic, em Curitiba, traz essa proposta. Com um toque dos dedos, a coifa surge da ilha da cozinha”, conta a arquiteta. 

Os revestimentos acompanham a tendência e possuem cada vez mais tecnologia embutida que auxiliam na limpeza, além de serem mais resistentes às temperaturas e umidade. Os armários, por sua vez, possuem travas e freios para evitar atrito e podem ser feitos com materiais mais resistentes. Tudo em prol da durabilidade e qualidade. 

E quem acredita que os eletrodomésticos são apenas funcionais, engana-se. “Um dos maiores destaques do decorado do Epic foi nada mais nada menos que a geladeira. Da marca eslovena Gorenje, a geladeira de portas francesas tem puxadores selecionados especialmente para decorar o ambiente. Os eletrodomésticos agora são personalizáveis”, vibra Andressa. 

  • Tecnologia contra o desperdício 

Todas as tecnologias citadas vêm para simplificar e auxiliar a rotina das pessoas, e ainda possuem apelo sustentável. “O desperdício é coisa do passado. Geladeiras que monitoram a validade dos alimentos farão com que os moradores não joguem tantas coisas fora. Os misturadores com sensor de movimento evitam gotejamentos e vazamentos, além de consumir menos água. Os fornos que desligam sem interferência vão evitar o uso desnecessário de gás. Até mesmo as novas lava-louças prometem economizar água e energia. Definitivamente, é uma cozinha inteligente que raciona seus gastos”, explica a arquiteta. 

 

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem