Bio Caldo - Quit Alimentos

Requalificação da W3 Norte trará modernidade e acessibilidade a uma das principais avenidas de Brasília

Requalificação da W3 Norte promete acessibilidade e mobilidade urbana - Imagens; Seduh / Divulgação

Requalificação da W3 Norte trará modernidade e acessibilidade a uma das principais avenidas de Brasília

Um ambicioso projeto de requalificação da W3 Norte, uma das avenidas mais importantes da capital federal, está em andamento para trazer modernidade e melhorar a acessibilidade desta região estratégica da cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou recentemente, por meio das portarias nº 49 e 50, a reforma das quadras 702, 703, 704, 715 e 716 do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN). Esse projeto é o primeiro passo de uma iniciativa maior que visa requalificar toda a extensão da W3 Norte.

"O projeto de requalificação das demais quadras da W3 Norte segue o mesmo padrão estabelecido para as quadras 707/708. Até o meio do ano, teremos todas as demais quadras aprovadas. As calçadas acessíveis e a implantação de uma extensa ciclovia vão reforçar a mobilidade em uma das principais avenidas de Brasília", garantiu o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

As melhorias previstas incluem a construção de calçadas amplas e acessíveis, com sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais. Além disso, serão criadas ciclovias e praças renovadas com mais arborização e mobiliário urbano. Ao todo, serão 30.870,88 m² de calçadas acessíveis, a recuperação de 10.485,9 m² de áreas verdes e o plantio de 132 árvores.

Segundo a secretária adjunta da Seduh, Janaína Vieira, o projeto também prevê a reorganização dos estacionamentos, que atualmente prejudicam a acessibilidade local. Serão 859 vagas para veículos, 132 para motos e 75 para paraciclos, todos melhor demarcados e interligados.

Além disso, serão construídos calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais, facilitando o acesso de pedestres. Novas travessias elevadas também serão implementadas para melhorar a circulação de pedestres e ciclistas.

"Agora eles vão ser é com blocos de concreto intertravados, não mais com asfalto que hoje não está dando conta e cheio de buracos nos asfaltos. Então isso vai vai mudar. A gente vai criar as ciclovias de ligação é com as outras ciclovias existentes e também com as áreas do entorno", explicou Janaína Vieira.

Outro destaque do projeto é a criação de praças entre os blocos comerciais, atrás das paradas de ônibus, onde serão realocados os quiosques que hoje existem ao longo da W3 Norte. "Próximo, principalmente as áreas de travessia dos pontos de ônibus até a área residencial, os quiosques vão ficar no meio dessa praça. A gente vai realocar eles para que a cidade fique mais organizada", completou a secretária.

A iniciativa segue as mesmas diretrizes do projeto de requalificação para as quadras 707/708 do SCLRN, que serviu de modelo para a reforma em toda a W3 Norte e vem sendo replicado nas demais quadras da avenida, com as devidas adaptações a cada área.

Depois de aprovado pela Seduh, o projeto será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura para a elaboração dos projetos executivos e complementares, viabilizando o início das obras. Embora ainda não haja um prazo definido, a expectativa é que as melhorias tragam mais modernidade e acessibilidade a uma das principais vias de Brasília.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem