O Dia das Mães é a segunda data mais relevante do varejo nacional e movimenta milhões em diversos setores da economia.
Este ano, as expectativas estão altas e devem continuar
aquecidas, conforme aponta o levantamento realizado pela CDL Uberlândia. De
acordo com a sondagem, 94,6% dos entrevistados planejam presentear na
data. O valor médio do presente será de R$50 a R$100 para 48%; de R$101
a R$200 para 31%; de R$201 a R$500 para 11%; menos de R$50 para 8%
e apenas 2% devem investir acima de R$500.
Com relação à quantidade de presentes, 60% pretendem
adquirir apenas 1 item, 32% devem comprar 2 produtos e 8% até
3 presentes.
As principais figuras maternas a serem homenageadas serão as
mães (43,8%), sogras (24,8%), irmãs (12,4%), esposas (9,5%)
e avós (9,5%).
Roupas e acessórios são os mais procurados
Sobre a escolha do presente (com múltiplas respostas
permitidas), os produtos mais procurados são: roupas e acessórios (49,5%),
perfumes e cosméticos (36,2%), joias e bijuterias (13,3%),
artigos personalizados (13,3%), flores e arranjos (8,6%).
O hábito de pesquisar preços também aparece na sondagem. 63,8%
dos clientes sempre pesquisam valores, já 26,7% fazem esporadicamente,
dependendo do produto. Outros 7,6% só conferem o preço no ato da compra,
e 1,9% afirmam não se preocupar com o custo.
O preço não é o fator decisivo
Embora o preço seja um grande diferencial na hora da compra (15%),
o fator determinante é a preferência pessoal da mãe, segundo 39% dos
consumidores. Também aparecem na pesquisa a qualidade do produto (24%),
além de promoções e descontos (22%).
Questionados sobre quais canais de comunicação têm maior
impacto em suas escolhas, os respondentes citaram: anúncios em redes sociais (57%),
recomendação de terceiros (23%), publicidade na TV (12%) e
propaganda em sites e e-commerces (8%).
Mais que vender, a data fortalece vínculos
Mais do que uma data comercial, o Dia das Mães é uma
oportunidade única de fortalecer vínculos com os clientes. “Quando uma empresa
se engaja genuinamente nessa celebração, ela não apenas impulsiona as vendas,
mas também mostra sensibilidade, cuidado e proximidade com as pessoas. Criar
ações especiais, valorizar as histórias de mães e oferecer experiências
memoráveis são formas poderosas de conectar a marca ao coração do consumidor.
Engajar-se nessa data é investir em relacionamento, reputação e resultados”,
reforçou a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.
10 Dicas para vender mais no Dia das Mães
- Antecipe a campanha: Inicie a divulgação com pelo menos 15 dias de
antecedência para entrar no radar dos consumidores que se planejam com
mais calma.
- Monte kits e combos personalizados: Agrupe produtos em
kits temáticos com embalagens bonitas. É uma forma de facilitar a escolha
e aumentar o valor médio da venda.
- Ofereça brindes ou mimos especiais. Pequenos gestos como
cartões personalizados, sachês, flores ou chocolates agregam valor
emocional à compra.
- Decore a loja (física ou virtual) para a data. Ambientes tematizados
despertam emoções e tornam a experiência mais envolvente, aumentando o
tempo de permanência do cliente.
- Crie conteúdos que toquem o coração. Posts, vídeos ou
histórias sobre mães reais ajudam a conectar emocionalmente com o público
e fortalecem a marca.
- Use o WhatsApp para atendimento personalizado. Envie sugestões de
presentes, fotos de produtos e promoções diretamente para os clientes
fiéis e contatos recentes.
- Ofereça diferentes faixas de preço. Tenha opções
acessíveis e premium, para atender desde clientes com orçamento reduzido
até os que querem impressionar.
- Facilite o pagamento e a entrega. Aceite Pix, cartões,
parcelamentos e ofereça entrega rápida ou retirada expressa —
especialmente nos dias que antecedem a data.
- Promova ações em parceria com outros negócios. Junte-se a
floriculturas, cafeterias ou salões de beleza para criar experiências ou
sorteios conjuntos e atrair novos públicos.
- Use a escassez a seu favor. Crie urgência com frases
como “últimas unidades”, “promoção válida até tal dia” ou “estoque
limitado” para estimular a decisão rápida.