BRB
BRB

94,6% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães, aponta levantamento da CDL Uberlândia

 


O Dia das Mães é a segunda data mais relevante do varejo nacional e movimenta milhões em diversos setores da economia. 

Este ano, as expectativas estão altas e devem continuar aquecidas, conforme aponta o levantamento realizado pela CDL Uberlândia. De acordo com a sondagem, 94,6% dos entrevistados planejam presentear na data. O valor médio do presente será de R$50 a R$100 para 48%; de R$101 a R$200 para 31%; de R$201 a R$500 para 11%; menos de R$50 para 8% e apenas 2% devem investir acima de R$500.

 

 

Com relação à quantidade de presentes, 60% pretendem adquirir apenas 1 item, 32% devem comprar 2 produtos e 8% até 3 presentes.

 

 

As principais figuras maternas a serem homenageadas serão as mães (43,8%), sogras (24,8%), irmãs (12,4%), esposas (9,5%) e avós (9,5%).

 

 

Roupas e acessórios são os mais procurados

 

Sobre a escolha do presente (com múltiplas respostas permitidas), os produtos mais procurados são: roupas e acessórios (49,5%), perfumes e cosméticos (36,2%), joias e bijuterias (13,3%), artigos personalizados (13,3%), flores e arranjos (8,6%).

 

O hábito de pesquisar preços também aparece na sondagem. 63,8% dos clientes sempre pesquisam valores, já 26,7% fazem esporadicamente, dependendo do produto. Outros 7,6% só conferem o preço no ato da compra, e 1,9% afirmam não se preocupar com o custo.

 

O preço não é o fator decisivo

 

Embora o preço seja um grande diferencial na hora da compra (15%), o fator determinante é a preferência pessoal da mãe, segundo 39% dos consumidores. Também aparecem na pesquisa a qualidade do produto (24%), além de promoções e descontos (22%).

 

Questionados sobre quais canais de comunicação têm maior impacto em suas escolhas, os respondentes citaram: anúncios em redes sociais (57%), recomendação de terceiros (23%), publicidade na TV (12%) e propaganda em sites e e-commerces (8%).

 

 

Mais que vender, a data fortalece vínculos

 

Mais do que uma data comercial, o Dia das Mães é uma oportunidade única de fortalecer vínculos com os clientes. “Quando uma empresa se engaja genuinamente nessa celebração, ela não apenas impulsiona as vendas, mas também mostra sensibilidade, cuidado e proximidade com as pessoas. Criar ações especiais, valorizar as histórias de mães e oferecer experiências memoráveis são formas poderosas de conectar a marca ao coração do consumidor. Engajar-se nessa data é investir em relacionamento, reputação e resultados”, reforçou a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.

 

10 Dicas para vender mais no Dia das Mães

 

  • Antecipe a campanha: Inicie a divulgação com pelo menos 15 dias de antecedência para entrar no radar dos consumidores que se planejam com mais calma.
  • Monte kits e combos personalizados: Agrupe produtos em kits temáticos com embalagens bonitas. É uma forma de facilitar a escolha e aumentar o valor médio da venda.
  • Ofereça brindes ou mimos especiais. Pequenos gestos como cartões personalizados, sachês, flores ou chocolates agregam valor emocional à compra.
  • Decore a loja (física ou virtual) para a data. Ambientes tematizados despertam emoções e tornam a experiência mais envolvente, aumentando o tempo de permanência do cliente.
  • Crie conteúdos que toquem o coração. Posts, vídeos ou histórias sobre mães reais ajudam a conectar emocionalmente com o público e fortalecem a marca.
  • Use o WhatsApp para atendimento personalizado. Envie sugestões de presentes, fotos de produtos e promoções diretamente para os clientes fiéis e contatos recentes.
  • Ofereça diferentes faixas de preço. Tenha opções acessíveis e premium, para atender desde clientes com orçamento reduzido até os que querem impressionar.
  • Facilite o pagamento e a entrega. Aceite Pix, cartões, parcelamentos e ofereça entrega rápida ou retirada expressa — especialmente nos dias que antecedem a data.
  • Promova ações em parceria com outros negócios. Junte-se a floriculturas, cafeterias ou salões de beleza para criar experiências ou sorteios conjuntos e atrair novos públicos.
  • Use a escassez a seu favor. Crie urgência com frases como “últimas unidades”, “promoção válida até tal dia” ou “estoque limitado” para estimular a decisão rápida.

 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB