Celina Leão apresenta avanços do Distrito Federal na economia circular durante o 24º Fórum LIDE no Rio de Janeiro


A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou nesta sexta-feira (22) do 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro. No painel “Economia Circular e Desenvolvimento Social”, ela ressaltou a importância da educação como base para a economia circular e apresentou programas e ações implementados no Distrito Federal que já têm gerado resultados expressivos.

Os países que têm a maior economia circular do mundo são os que investiram em educação. Como é que nós vamos falar de reciclagem, de separar o lixo sem falarmos de educação básica?

, destacou Celina Leão ao abrir sua fala.

A vice-governadora traçou um panorama da economia circular no mundo, apontando seus pilares e os principais desafios para que o Brasil possa explorar todo o potencial desse modelo sustentável. Ela também destacou a relevância da inovação e do compromisso com políticas públicas consistentes para transformar a realidade.

Entre as iniciativas em andamento no Distrito Federal, Celina citou o programa Reciclotech, que promove a reciclagem de computadores da rede pública e já capacitou mais de 5 mil pessoas para o reaproveitamento de equipamentos.

Nós temos a primeira usina pública do país, que foi feita no Distrito Federal

, lembrou.

A vice-governadora ressaltou ainda os investimentos em sustentabilidade na educação e na mobilidade. “Cem por cento da nossa rede de ensino já está investindo para ser sustentável. Temos a frota de ônibus mais ecológica do Brasil, com veículos Euro 6 quase em sua totalidade, além da maior frota de veículos elétricos do país”, afirmou.

Outro ponto de destaque foi a criação do Centro Integrado de Inteligência Artificial, que promove hackathons e capacitações voltadas a desafios ambientais e de reaproveitamento de recursos. No saneamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi lembrada como referência nacional, atendendo quase 99% da população com água tratada e mais de 90% com coleta de esgoto.

Para Celina Leão, os avanços mostram que o Distrito Federal, além de ser o centro político do Brasil, pode se consolidar também como um laboratório de soluções sustentáveis.

O 24º Fórum LIDE, que segue até o dia 23 de agosto, reúne algumas das principais lideranças do país, entre empresários, gestores públicos, autoridades do Judiciário e representantes da sociedade civil, em debates sobre temas estratégicos para o futuro do Brasil.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB