CDL IA se destaca como a primeira plataforma de inteligência artificial brasileira focada em varejo e serviços

 

                                                                      Crédito CNDL


Além de trazer consultoria em diversas áreas, a plataforma inclui a CDL IA Academy, um programa de capacitação para os empreendedores no entendimento e uso estratégico da inteligência artificial. 

A inteligência artificial (IA) já está presente no dia a dia dos brasileiros. Assistentes virtuais como Siri (Apple) e Alexa (Amazon), chatbots de bancos e e-comércios, aplicativos de mobilidade como Uber e 99, além de apps de rotas e transporte, utilizam IA para tornar a rotina mais prática e eficiente. Um dos exemplos populares mais recentes é o ChatGPT, que se consolidou como ferramenta de consulta para tirar dúvidas, aprender e se informar de forma rápida e prática. 

Observando esse cenário, a CDL Uberlândia, em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), lança a CDL IA, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida especialmente para o varejo e o segmento de serviços, voltada a micro, pequenas e médias empresas. Com esse consultor digital disponível 24 horas por dia, os empresários encontram orientações seguras sobre obrigações legais e trabalhistas a vendas, atendimento e marketing digital, passando por temas como gestão financeira, estoque e precificação. A CDL IA ainda oportuniza estratégias e análise de mercado e capacitação de equipe. E mais: com o uso do sistema, podem crescer as vendas, já que encontram a sugestões de campanhas e estratégias personalizadas, e uma gestão mais organizada, com orientação de controle de custos, estoque e finanças. Também a gestão de tempo, entregando atividades burocráticas como entrega de relatórios, planilhas propostas e fluxos prontos. Outro benefício é a capacitação eficaz e periódica, com treinamento de equipes e melhoria na qualidade do atendimento. Com o uso da IA é possível automatizar as tarefas repetitivas, aprimorar o atendimento e o relacionamento com clientes, otimizar a gestão dos negócios, antecipar e personalizar o comportamento do consumidor de cada empresa, identificar novas oportunidades, além de apoiar no desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

A inovação e a adaptação ditam as regras do varejo. Isso se deu na ascensão do e-commerce e na integração das vendas online com as lojas físicas (omnichannel), por exemplo. E não temos dúvidas de que a IA estará presente dentro dos nossos negócios. A CDL IA vem para estimular a adesão sem demora. Uma recente pesquisa realizada pela CNDL em julho de 2025, com empreendedores de todo o país, mostra que embora 87% dos entrevistados já conheçam ou utilizem soluções de IA, apenas 14% fazem uso efetivo da tecnologia em seus negócios. E a principal barreira para a não adoção da IA é a falta de conhecimento sobre como usá-la (52%).  

CDL IA Academy 

Mas, com a CDL IA essa realidade mudará. A plataforma inclui a CDL IA Academy, um programa completo de qualificação delineado para capacitar os empreendedores no entendimento e uso estratégico da inteligência artificial. Com conteúdo prático e constantemente atualizado, produzido por especialistas e profissionais renomados do mercado, a CDL IA Academy garante que os usuários não apenas utilizem a ferramenta, mas desenvolvam o conhecimento necessário para acelerar seus resultados e se manterem à frente nas tendências do mercado. 

De acordo com Renata Barbosa, gerente de Soluções e Negócios da entidade, a CDL IA conta com mais de 80 agentes especializados, preparados para atuar em todas as áreas de um negócio, como financeiro, vendas, marketing, RH e contabilidade, todos com foco no varejo. “Normalmente, ao adquirir uma solução de inteligência artificial, a empresa recebe a tecnologia, mas ainda precisa treinar seus colaboradores para utilizá-la de forma eficiente. Na CDL IA, os empresários têm acesso imediato a agentes já capacitados para atender suas necessidades. Além disso, a plataforma inclui a IA Academy, um programa de treinamento que ensina a usar ferramentas como o ChatGPT e oferece orientações de mercado, tudo disponível diretamente na própria plataforma”, enfatiza.

“A CDL IA representa um verdadeiro marco para o varejo e para as micro, pequenas e médias empresas. Pela primeira vez, empresários têm acesso a uma inteligência artificial totalmente adaptada às suas necessidades, com agentes treinados e ferramentas que facilitam o dia a dia em todas as áreas do negócio. Nosso objetivo é tornar a tecnologia acessível, prática e eficiente, ajudando os empresários a ganha agilidade, reduzir custos e se manterem competitivos no mercado. A CDL IA não é apenas uma plataforma, é um parceiro estratégico para quem quer inovar e crescer”, afirma presidente da CDL, Roberto Moraes Rezende. 

A plataforma está disponível no site www.cdlia.com.br. O investimento é de R$ 119,00 mensal. 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB