O controle de contas pode – e deve – ser um aliado da boa administração pública.Essa é a visão do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Joaquim de Castro, que fala com a autoridade de quem já esteve do outro lado. Ex-prefeito de Jussara por duas gestões, ele contou no Papo de Prefeito, o podcast oficial da Associação Goiana de Municípios (AGM), que essa vivência o ajuda a compreender melhor a realidade dos gestores e a importância de o Tribunal atuar como parceiro na fiscalização e na orientação das prefeituras.
O programa, apresentado por José Délio, presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, e pelo jornalista Leandro Coutinho, contou também com a participação do prefeito de Mairipotaba, Lindomar Bessa. Foi um bate-papo inspirador sobre o papel do TCM e a nova forma de atuação do órgão, que tem priorizado o diálogo e a orientação aos gestores municipais.
Juntos, eles abordaram temas como transparência, eficiência e o desafio de administrar municípios em tempos de recursos limitados e muitas responsabilidades. Para José Délio, o episódio sintetiza o propósito do projeto: "O Papo de Prefeito é um espaço para ouvir, trocar experiências e valorizar quem faz a gestão pública acontecer nas cidades." O presidente da AGM destacou ainda o momento histórico da entidade, que hoje reúne todos os 246 municípios de Goiás.
Joaquim de Castro: "Nosso papel é ajudar o prefeito a errar menos"
O presidente Joaquim de Castro falou sobre a transformação pela qual o Tribunal de Contas dos Municípios tem passado nos últimos anos. Ex-prefeito de Jussara e ex-deputado estadual, ele explicou que levou sua experiência no Executivo para dentro do órgão fiscalizador, com o objetivo de torná-lo mais acessível e pedagógico. "O que o tribunal quer é orientar, capacitar e ajudar o gestor a fazer uma boa administração."
Para Joaquim, o controle externo precisa ser visto como parte da solução, e não como obstáculo. "Não podemos ter satisfação em punir alguém. Nossa alegria é ver o dinheiro público bem aplicado e o prefeito errando menos." Castro destacou que essa mudança de postura tem aproximado o TCM das prefeituras e devolvido confiança aos gestores municipais.
Durante a conversa, José Délio reforçou o reconhecimento dos prefeitos diante dessa nova fase do Tribunal. "Os gestores se sentem mais seguros porque o TCM hoje fala a mesma língua dos municípios." Joaquim ainda revelou novidades estruturais: o órgão prestes a mudar a sua sede, com o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo de Goiás, para oferecer um ambiente moderno e eficiente tanto para os servidores quanto para os jurisdicionados.
Lindomar Bessa: "a cada dia, uma oportunidade de fazer melhor"
O prefeito de Mairipotaba, Lindomar Bessa, compartilhou sua experiência à frente do município e destacou que governar uma cidade pequena é um desafio diário, que exige criatividade, diálogo e responsabilidade. "Cada dia traz um problema novo, mas também uma oportunidade de fazer melhor." Com uma trajetória ligada à área da saúde, Lindomar vem dando continuidade a uma gestão reconhecida por boas práticas e equilíbrio administrativo.
Entre os principais avanços da cidade, ele ressaltou a pavimentação da GO-217, uma obra aguardada há mais de 30 anos, que agora se torna realidade com apoio do governador Ronaldo Caiado. "Mairipotaba deixará de ser uma cidade de fim de linha. A nova rodovia vai abrir caminhos para o desenvolvimento e fortalecer o nosso comércio local.", disse o prefeito ao podcast Papo de Prefeito. Além disso, o município tem investido em obras com recursos próprios, como a construção de 25 casas populares e uma nova academia pública.
Lindomar também elogiou o trabalho de José Délio à frente da AGM, especialmente pelas visitas institucionais aos municípios. "Quando o presidente da AGM visita as cidades, ele leva ideias e motivação. A presença dele em Mairipotaba nos deu ainda mais vontade de trabalhar." O episódio terminou com uma mensagem de otimismo e união entre os gestores, reforçando o papel da AGM como articuladora e incentivadora da boa gestão municipal.
O Papo de Prefeito segue consolidado como o principal canal de diálogo entre prefeitos e instituições em Goiás, dando visibilidade às boas práticas e fortalecendo o espírito de colaboração entre os municípios. "A política se faz com diálogo e parcerias. E é isso que o Papo de Prefeito representa," concluiu José Délio.
SOBRE O PODCAST
O podcast Papo de Prefeito é um espaço de diálogo franco e estratégico sobre os desafios e caminhos da gestão pública em Goiás. Com apresentação do presidente da AGM, *José Délio*, também prefeito de Hidrolândia, e do jornalista *Leandro Coutinho*, o programa tem periodicidade semanal e pode ser acessado pelo YouTube e pelo Spotify.
Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=zuxEL-fI-UI
Apoiadores


.gif)
