Bio Caldo - Quit Alimentos

Câmara aprova PL que institui a Semana da Mobilização Nacional para Doação de Córneas

 A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou nesta quarta-feira, 4, o Projeto de Lei 278/20, do Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), que institui a Semana da Mobilização Nacional para Doação de Córneas, entre os dias 15 e 22 de outubro. O PL tem como finalidade desenvolver atividades de esclarecimento, incentivo a doação e captação de doadores através de atendimento humanizado por profissionais e equipes de voluntários. 


O deputado explica que as ações, atividades e campanhas desenvolvidas durante a semana, devem envolver órgãos públicos e entidades privadas. “Sabemos que o processo de doação de órgãos e tecidos enfrenta inúmeras dificuldades, o que torna a prática difícil e rara. Para conseguir ajudar as pessoas que precisam de doação, precisamos informar e orientar a toda sociedade, em especial as famílias e possíveis doadores”, acrescenta.  

O processo de transplante de córneas, que consiste na substituição do disco corneano doente por um sadio, é indicado para pacientes com ceratocone avançado, por exemplo, onde já houve uma perda significativa da visão. “Estamos otimistas com a aprovação do PL, que vai ajudar tantas pessoas a recuperar um dos bens mais valiosos, a visão”, finaliza. 

A semana de 15 a 22 de outubro foi escolhida, de acordo com o PL, em homenagem à inauguração, em 15 de outubro de 1869, do Manhattan Eyes, Ears and Throat Hospital, primeiro banco de olhos mundial. O PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), para análise de sua constitucionalidade e depois para o Senado.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem