Bio Caldo - Quit Alimentos

Detran-DF condecora civis e militares com Medalha de Mérito



Pela 1ª vez, o Departamento entrega a comenda Medalha do Mérito Paz no Trânsito do Distrito Federal


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal condecorou servidores, civis, militares e representantes da sociedade com a 1ª Medalha Mérito Paz no Trânsito do Distrito Federal, pelos serviços prestados, pela contribuição e apoio às ações de promoção da paz no trânsito na Capital Federal.

A cerimônia de entrega da comenda ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), no Auditório Coronel José Nilton Matos, na Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul. Ao todo foram 185 agraciados.

O vice-governador do Distrito Federal, Pacco Britto, participou da cerimônia e parabenizou os agraciados: "O trabalho de vocês, servidores do Detran, é muito importante para a sociedade brasiliense. Parabéns a cada um. Qualquer ato ou ação em favor da vida e da paz no trânsito merece sim, ser reconhecido, como está acontecendo aqui hoje. E isso me alegra muito.", afirmou Pacco.

O diretor-geral do Detran-DF, Thiago Nascimento, também falou aos presentes: "A Medalha Paz no Trânsito é uma homenagem àqueles que contribuíram e contribuem para que Brasília seja uma referência nacional de respeito à faixa de pedestres. Neste ano, até agora, não tivemos mortes em faixas no DF todo, e contamos com uma redução de 39% no número de óbitos nas vias urbanas. Além disso, neste ano, tivemos o menor índice de mortes no Maio Amarelo dos últimos 20 anos. Estamos também, com o Projeto Luz na Faixa, em parceria com a CEB, que tem o objetivo de iluminar 4.200 faixas de pedestres nos próximos dois anos. E para que tudo isso aconteça, é preciso contar com o apoio de muitas pessoas de diferentes esferas, finalizou o diretor.

Agraciados
Estiveram presentes e receberam a Medalha Mérito da Paz no Trânsito o Presidente do TJDFT, Desembargador José Cruz Macedo, a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão, o ex-diretor do Detran-DF, Zélio Maia da Rocha; representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Distrito Federal, Comandantes e representantes das Forças de Segurança: SSPDF, CBMDF, PMDF, PCDF, PRF e DER, o Presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do DF, Nazon Simões Vilar; Presidente da Associação das Empresas Revendedoras de Veículos do DF, José Rodrigues do Rego Neto; Presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores do DF, Francisco Joaquim Loiola; representante da Associação das Clínicas Credenciadas do DF, Adriana Loiola Oliveira; representante da ONG Rodas da Paz, Renata Ribeiro Aragão, entre outras autoridades. Todos os atuais diretores do Detran-DF também marcaram presença e foram agraciados durante a cerimônia.

 Homenagem póstuma
O Departamento de Trânsito reservou um momento especial durante a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Paz no Trânsito para fazer uma justa homenagem às personalidades que deixaram suas marcas na história do Detran-DF e do Distrito Federal com atitudes que promoveram a paz no trânsito da Capital:

Luis Riogi Miura (ex-Diretor-geral do Detran-DF)
Casado com Catharina Shisuka Fukushima, pai de três filhos, servidor do Detran, era psicólogo de formação. Faleceu em 17/8/2020, em decorrência de câncer. Miura foi um dos principais apoiadores da Campanha Paz no Trânsito, lançada em 1996 no DF, em parceria com o Batalhão de Trânsito (BPTran) e o jornal Correio Braziliense. Iniciada em 1º de abril de 1997, a campanha de respeito à faixa de pedestres foi implantada e aumentou o rigor da fiscalização nas travessias. A ação contou com o apoio e a participação atuante de Miura.
 
Renato Fernandes de Azevedo (ex-Comandante-Geral da PMDF)
Coronel Renato Azevedo foi o primeiro comandante do Batalhão de Trânsito do DF (BPTran). Faleceu em 06/11/2012 em decorrência de um câncer. Cel Azevedo ficou conhecido por implantar e fiscalizar o uso da faixa de pedestres no Distrito Federal, deixando um legado para a cidade: o respeito a faixa de pedestre.

Dorvalina Lemos do Prado (ex-professora da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF)
Mãe de dois filhos, servidora do Detran, assessora, gestora e professora da Escola Pública de Trânsito, Dorvalina faleceu em 08/12/2017, em decorrência de um acidente de trânsito, deixando um legado de profissionalismo, dedicação e amizade.

Natt Douglas (ex-corregedor do Detran-DF)
O Agente de Trânsito Douglas teve um papel destacado como supervisor, chefe de planejamento de operação de trânsito e corregedor do Detran-DF. Seu trabalho ajudou a elevar o nome do Detran e até hoje é lembrado pelo seu carisma e dedicação na instituição.

Medalha Mérito da Paz no Trânsito
Com o objetivo de agraciar pessoas ou instituições que prestaram relevantes serviços à política de promoção da cultura de paz no trânsito, foi criada pelo Decreto nº 39.967, de 19 de julho de 2019 a Medalha Mérito Paz no Trânsito do Distrito Federal, alterado pelo Decreto nº 41.718/2021, que foi publicado no DODF de janeiro de 2021.

Podem ser agraciados com a comenda, servidores públicos, militares, instituições e membros da sociedade que se destacarem nas ações de implementação de um trânsito cada vez mais seguro no Distrito Federal.
 
O desenho da Medalha Mérito Paz no Trânsito foi idealizado pelos servidores: Carla Silva Barbosa, Analista em Atividades de Trânsito; Márcia Pereira dos Santos, Especialista em Atividades de Trânsito; Margareth Gomes Mota, Agente de Trânsito; e Ronaldo Yuji Sato, Técnico em Atividades de

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem