Bio Caldo - Quit Alimentos

Inspeção prévia de obras ajuda na tomada de decisões e previne imprevistos

Por que e como pode ajudar

Quando se detecta a necessidade de uma obra em um condomínio, pode ser de grande utilidade contratar uma inspeção por um engenheiro especializado, antes de pedir orçamentos de empreiteiras.

Este engenheiro deve ser independente da empresa a ser contratada.

A contratação de uma inspeção pode trazer economia e diminuir riscos. Muitas vezes a obra diagnosticada pelo condomínio apenas atua sobre os sintomas de um problema, sem eliminar a causa. O profissional deverá apontar os problemas reais da edificação.


Outra grande vantagem é dispor de um laudo técnico que será um parâmetro para solicitar os orçamentos e avaliá-los. Basta o síndico pedir que as empreiteiras orcem seguindo exatamente as especificações técnicas do diagnóstico.

O laudo aponta os problemas da edificação, e as soluções técnicas recomendadas. Pode indicar também materiais a serem usados, planilhas de quantidades e os melhores procedimentos.
Assim também se economiza tempo, diminuindo a quantidade de visitas das empreiteiras para avaliação do local.

Muitas vezes estas vistorias dos engenheiros podem identificar problemas de construção ou até no projeto da edificação.

Em obras mais complexas, o engenheiro também pode fazer um acompanhamento independente da evolução dos trabalhos no local.

Engenheiro especializado

É importante que o engenheiro contratado seja especializado em patologias da construção e manutenção predial. Estas são áreas bastante específicas da engenharia.
Se o condomínio pedir o currículo do profissional, é importante verificar se ele tem cursos complementares relativos a estes campos do conhecimento.
O técnico em edificações (que não é engenheiro) está habilitado para vistorias mais simples, normalmente ligadas à conservação do prédio.
Custos

O custo de uma inspeção predial depende do local e da extensão e profundidade da vistoria. Em geral, o condomínio desembolsará entre R$ 1.500 e R$ 5 mil.
Outras utilidades da inspeção predial

Em prédios entregues com vício de construção ou projeto, a inspeção de um engenheiro especialista pode ajudar nas negociações com a construtora, para que o problema seja reparado. O laudo técnico também pode servir de prova em uma eventual ação judicial.

Com prédios com mais de cinco anos, é conveniente contratar uma inspeção a cada 2 anos pelo menos, para verificar a saúde da edificação e dos equipamentos.

O especialista também pode ser consultado para montar um plano de manutenção para a edificação.
O plano de manutenção começa por uma vistoria com levantamento completo de todos os itens do condomínio, seu estado de conservação, o grau de risco e emergência dos problemas levantados. 

Então elabora-se um cronograma de manutenção, levando em conta os graus de risco e emergência apontados. Também pode ser realizada uma estimativa dos custos para esta manutenção.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem