Bio Caldo - Quit Alimentos

Sistemas agroflorestais são implantados em comunidades rurais de Terra Santa (PA)

  


Créditos de imagem: Heloísa Cardoso/Ecam

Projeto de desenvolvimento comunitário, voltado ao incremento da produção familiar, está orientado 05 núcleos familiares da região.


A comunidade de Jamari, localizada na zona rural do município de Terra Santa (PA), implantou, no último mês, o segundo Sistema Agroflorestal (SAF) da região. Desde 2021, são realizadas reuniões de alinhamento e oficinas sobre a importância de sistemas produtivos, voltadas à população local. A ação é resultado da parceria entre a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Jamari (ACOTJA), Ecam Projetos Sociais, SEMAGRI e SEMMA.

Os SAFs são sistemas produtivos capazes de reflorestar áreas degradadas e ainda pode servir como um meio de subsistência, através do cultivo de diferentes plantas no mesmo local e ao mesmo tempo. A partir desse conceito, o projeto de desenvolvimento comunitário, tem orientado 5 núcleos familiares na aplicação de práticas sustentáveis e em experimentos agroecológicos, visando o reflorestamento da área e a segurança alimentar das famílias envolvidas.

“Em todas as atividades, há momentos para avaliar o processo, a fim de identificar os pontos positivos e possíveis adequações das atividades e da dinâmica aplicada”, destaca Heloísa Cardoso, técnica na Ecam.

Segundo Cardoso, além de promover práticas sustentáveis no campo, o projeto tem estimulado a participação direta da comunidade em ações decisivas para os desdobramentos do projeto. “A ação é de extrema relevância, porque coloca a associação muito além de beneficiária, mas como proponente e executora de uma proposta de fortalecimento comunitário, com ideia pensada e construída de forma coletiva”, finaliza.

Jamari é a primeira comunidade a receber o projeto de desenvolvimento comunitário, voltado ao incremento da produção familiar, na modalidade sistemas agroflorestais, mas já há perspectiva para ampliação a outras comunidades também situadas na zona rural do município de Terra Santa (PA).

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam, que lida com a implementação de programas e atividades, ao lado de comunidades e grupos locais, promovendo ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem